Uma reunião entre as forças de segurança das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (17), discutiu a integração de ações para prevenir a violência nos coletivos intermunicipais. A ideia é ampliar a Operação Viagem Segura para os municípios vizinhos.

O encontrou foi entre o secretário Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) de BH, Genilson Zeferino e os comandantes das guardas municipais de Contagem, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Betim e Nova Lima. Representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de BH (SETRA) e do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitana (SINTRAM) também participaram.

De acordo com Genilson Zeferino, a migração dos crimes praticados em coletivos da capital para as linhas que partem de BH rumo aos municípios vizinhos precisa ser encarada de forma conjunta. "Com a integração entre as guardas municipais poderemos ampliar o conceito da Operação Viagem Segura, que obteve tanto sucesso aqui", ressaltou o secretário.

Para Roberto Lemos, que atua na área de segurança do SETRA, a interlocução entre as guardas municipais pode reduzir o índice de criminalidade e também a evasão de passageiros. "Temos casos de evasão de 15 passageiros por viagem em alguns itinerários, além de assaltos constantes". 

Um termo de cooperação vai ser assinado no dia 29 de maio, quando também serão definidas a atuação de cada corporação.

Operação Viagem Segura 

A Operação Viagem Segura foi lançada em janeiro de 2017 pela Prefeitura de Belo Horizonte para prevenir e reverter os índices de assaltos a passageiros de ônibus na capital. Cerca de 80 guardas municipais estão presentes em coletivos que circulam pelas avenidas com histórico de roubos mais preocupantes. 

Segundo a PBH, no ano passado, houve uma média de 48 viagens de ônibus acompanhadas por agentes da Guarda Municipal por dia, resultando em um total de 15.434 embarques em coletivos municipais. Os agentes interceptaram 7.056 pessoas em atitudes suspeitas, culminando na prisão de 59 infratores e diversas apreensões.