O Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG) começa a receber, na próxima sexta-feira (21) inscrições para o curso "Fundamentos do cuidado com o idoso frágil: programa cuidador de idosos", oferecido em parceria com a Fundação Unimed e o Ministério Público de Minas Gerais. Trata-se de formação na modalidade de ensino a distância (EAD), totalmente gratuita.

A capacitação terá carga horária de 60 horas, divididas em 16 unidades de aprendizagem, tutoria, fóruns, chats e palestras, buscando qualificar os alunos para atender às demandas específicas dos idosos.

O médico geriatra Edgar Nunes de Moraes, coordenador do Ambulatório de Geriatria do HC-UFMG e do curso de EAD, explica que a iniciativa está relacionada ao envelhecimento da população brasileira. “O foco é tanto o cuidador familiar quanto o profissional. A estimativa, hoje, é de 28 milhões de idosos no Brasil. Por ano, entram na velhice de 700 a 1 milhão de pessoas. É uma população que está crescendo rapidamente. As políticas públicas não estão preparadas para esse novo fenômeno demográfico”, conta.

O fluxo de entrada no curso será contínuo, e o aluno terá três meses para concluí-lo a partir do momento da inscrição. Todos que se inscreverem receberão gratuitamente o kit Cuidador de idosos frágeis, que inclui livro e guias sobre os cuidados na terceira idade.

Na sexta-feira (21) as inscrições estarão disponíveis no site www.cuidadoresdeidosos.faculdadeunimed.edu.br

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG

Leia mais:
Cefart abre inscrições para cursos gratuitos de dança, música e teatro

Concurso para estagiário de Sérgio Moro tem quase 300 inscritos
A um mês da prova, Cartilha de Redação do Enem é divulgada