Homem quase se afoga ao tentar roubar cabos de energia em bueiro no Centro de BH

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
19/06/2018 às 08:43.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:49
 (Polícia Militar/Divulgação)

(Polícia Militar/Divulgação)

Dois homens foram presos, na madrugada desta terça (19), após serem flagrados entrando em um bueiro tentando roubar cabos de energia elétrica e de telefonia no centro de Belo Horizonte. No momento em que os policiais chegaram, um dos homens estava se afogando na galeria, que estava inundada.

Segundo a Polícia Militar, as câmeras do Olho Vivo flagraram a movimentação da dupla. Quando a viatura chegou à esquina das ruas Guarani com Tamoios, por volta das 4h, encontrou um homem de 40 vigiando a movimentação na rua, enquanto o parceiro, de 49 anos, estava dentro do bueiro, tentando roubar cabos de energia subterrâneo.

Com a dupla, foram encontradas uma serra e uma barra de vergalhão, usada para abrir o bueiro. O caso foi encerrado na Central de Flagrantes 2.

Gastos

De acordo com a BHTrans, são registrados de 5 a 8 casos por dia de semáforos desligados por causa de roubo de cabos de energia. Somente de janeiro a maio de 2018, foram registradas 220 ocorrências do tipo.

No ano passado, a Prefeitura de Belo Horizonte teve de restituir 29 mil metros de cabos, um custo de R$ 116 mil para os cofres do município.

A situação se agravou ainda mais neste ano. Somente entre janeiro e maio, foram furtados 60 mil metros de cabos, um prejuízo de R$ 245 mil para a administração municipal. Somente nos primeiros cinco meses de 2018, houve um crescimento de 1.600% nos gastos com a reposição de cabos em relação ao mesmo período do ano passado. O trabalho é feito por empresas terceirizadas.

De acordo com a BHTrans, como forma de prevenção contra atos de vandalismo, a empresa ainda tem buscado substituir materiais com menor atratividade como, por exemplo, o plástico nos focos dos semáforos para pedestres. A empresa de trânsito recomenda atenção redobrada aos motoristas ao trafegar por um cruzamento onde o semáforo estiver desligado. A preferência é sempre do pedestre.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por