O Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira, de Montes Claros, já está habilitado para atender a população do Norte de Minas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é a de que os atendimentos comecem até o fim do mês.

Publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira, a Portaria 2.570 autoriza a inserção do complexo hospitalar dentro dos recursos do Bloco da Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar do Fundo Nacional de Saúde, oferecendo aos moradores da região atendimento médico e cirurgias de alta complexidade custeados pelo governo. 

O credenciamento é resultado da união de esforços da população, vereadores e da deputada federal Raquel Muniz (PSD). A parlamentar mobilizou autoridades de todo o Brasil para inserir o Hospital das Clínicas (HC) no SUS. O recurso disponibilizado pelo Ministério da Saúde é de R$ 10,9 milhões. 

“Nossa maior dificuldade em conseguir o credenciamento era a falta de verba. Assim que o ministro da Saúde, Ricardo Barros, aumentou o recurso para Montes Claros, o HC pôde ser credenciado”, pontua Luciana Santana, diretora administrativa da unidade. 

Também diretor do HC, Jhonatan Rodrigues destaca o aumento da disponibilidade de leitos na cidade. “Inicialmente, o hospital funciona como retaguarda para outras unidades de saúde de Montes Claros e também de outros municípios”, diz. 

“Com mais um hospital na rede vamos desafogar o sistema e, assim, garantir que a rede pública esteja mais acessível e ofereça serviços de qualidade ao cidadão em um momento de extrema fragilidade”, afirma a deputada Raquel Muniz. 

Fundado em 2013, o Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira traz o que há de mais novo na medicina, com tecnologia avançada, equipamentos de última geração e especialistas de renome nacional. A capacidade é para 300 leitos divididos em três pavimentos. 

O hospital conta com serviços ambulatoriais, salas cirúrgicas, centro de referência em oftalmologia, centro de terapia intensiva, maternidade, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia, ortopedia e traumatologia, consultas especializadas, exames laboratoriais e de imagem, pediatria e bloco obstétrico.

Iniciativa garante atendimento à população de baixa renda

Antes mesmo do credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) se tornar realidade, o Hospital Mário Ribeiro da Silveira já havia criado um programa para atender à população mais vulnerável economicamente. 

Batizado de Programa Social, a iniciativa permite que os pacientes passem por uma análise social e recebam uma tabela de preços mais próxima de cada realidade.

Foi o que tornou possível a Vanusa Soares dar à luz na unidade de saúde. Moradora de Januária, ela foi a Montes Claros para ter o bebê. 

“Vim porque a cidade tem mais recursos. Contudo, quando cheguei a um hospital daqui, me mandaram esperar. Eu já estava com dores e dilatação. Fui ao Mário Ribeiro e na mesma hora consegui ser internada”, conta.

O Hospital das Clínicas também atende pacientes particulares ou que tenham convênio com Unimed, Ipsemg, São Lucas, Polícia Militar e Bombeiros, Brasil Assistência, Getec, Cabefe, Fusex e Promed. 

A deputada Raquel Muniz agradeceu a mobilização dos governos federal e estadual, aos vereadores de Montes Claros e demais autoridades que se envolveram na busca pelo credenciamento do hospital.