Hospital do Barreiro amplia atendimento

Renata Evangelista
rsouza@hojeemdia.com.br
18/10/2016 às 17:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:16
 (Marcelo Prates)

(Marcelo Prates)

Com o montante, segundo revelou o secretário municipal de saúde de Belo Horizonte Fabiano Pimenta, foi possível colocar em funcionamento 45 leitos, dobrando o atendimento do hospital, que agora opera com 20% da capacidade. Nos próximos dias, a expectativa é de que quatro salas de cirurgia sejam inauguradas. A liberação de todas as alas, contudo, permanece indefinida e sem prazo definido.

Apesar de baixo e de não atender a população que mora na região, Pimenta comemorou o avanço, que, conforme ele, só foi viável com o investimento do Governo Federal. "Não se ativa um hospital deste porte em um passe de mágica. Já foi um grande passo construir uma unidade deste tamanho. Agora temos é que buscar alternativas para ativá-lo o mais rápido possível", declarou.

Em visita a capital mineira, o ministro da Saúde Ricardo Bastos explicou que a União destina mensalmente dinheiro para a cidade, mas cabe a gestão municipal definir sobre o destino da verba. "É gestão plena. BH recebe os recursos e decide para onde ele será repassado". Porém, em portaria publicada em 1º de julho, o governo federal prometeu encaminhar para o Hospital Regional do Barreiro R$ 15 milhões por ano.

Para total ativação do hospital é necessário que o Ministério da Saúde faça o recursos da PBH, da iniciativa privada e do governo do Estado. Quando totalmente ativado, a unidade terá capacidade de realizar, por mês, 1.400 internações, 2 mil consultas especializadas e 700 cirurgias por mês. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por