Hospital João Paulo II oferece vacinas contra febre amarela para crianças com alergia a ovo

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
05/03/2018 às 16:38.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:42
 (Reprodução Street Views)

(Reprodução Street Views)

O Hospital Infantil João Paulo II está realizando a vacinação contra a febre amarela em crianças alérgicas a ovo. As aplicações devem ser previamente agendadas e são realizadas somente na sexta-feira. É necessário, porém, um relatório do médico da criança que indique a necessidade da vacina. 

Este é o primeiro ano que o hospital recebe, de todo o Estado, as crianças alérgicas para vacinação e a procura tem sido grande, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Atualmente, os agendamentos estão completos até abril. Por isso, a unidade dobrou o número de agendamentos, passando de 10 para 20 crianças a cada sexta. Basta ligar para o telefone (31) 3239-9035.

Procedimentos

Ao chegar ao hospital, a criança passa por uma triagem médica para averiguar o quadro clínico. Se o paciente já tiver um histórico de anafilaxia (choque anafilático), é feito um teste alérgico com a própria vacina. Se o resultado for positivo, a vacina é fracionada e aplicada em duas doses. Logo em seguida, aguarda uma hora em observação. "Até o momento, nenhuma criança submetida ao protocolo em Belo Horizonte necessitou ser submetida a procedimentos de emergência”, informou o médico da Coordenadoria de Imunização da SES-MG, José Geraldo Leite Ribeiro.

O coordenador do Serviço de Pneumologia e Alergia Alimentar do hospital, Wilson Rocha Filho, explicou ainda que são raras as reações à vacina, mas são possíveis, uma vez que ela é cultivada em ovos embrionados de galinha e é contaminada com microgramas de ovoalbumina (proteína do ovo), o que pode induzir a uma reação alérgica. Por isso, a equipe mantém perto da criança medicamentos que podem cortar imediatamente qualquer reação.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por