Iluminação nova: ruas e avenidas de BH vão ganhar lâmpadas de LED até 2020

Paula Bicalho
pbicalho@hojeemdia.com.br
26/07/2017 às 19:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:46
 (André Brant/Hoje em Dia)

(André Brant/Hoje em Dia)

Todos os 182.257 pontos de iluminação pública de Belo Horizonte terão suas lâmpadas de vapor de sódio trocadas por modernas luminárias de LED até 2020. Este é o plano firmado pela BHIP, nova concessionária que assumiu, recentemente, a manutenção, operação e modernização de todo parque de iluminação pública da capital. 

O plano de ação vai começar pelas regiões mais carentes ou com maiores índices de criminalidade. “Acreditamos que a maior eficiência luminosa do LED pode contribuir também para a segurança, já que locais com iluminação deficiente estão mais propensos a ocorrências de crimes”, explica Marcelo Bruzzi, CEO da BHIP.

A iluminação de LED, além de proporcionar melhor aproveitamento do fluxo luminoso e ter maior durabilidade, oferece uma significativa redução no consumo de energia: são até 45% mais econômicas que as convencionais e duram cerca de dez anos - três vezes mais que as atuais. 
 
A tecnologia de ponta utilizada contempla, ainda, a implantação do Sistema de Telegestão das principais vias, proporcionando um controle informatizado e remoto destes pontos. Assim, é possível identificar imediatamente eventuais falhas e correções corretivas, sem necessidade de se abrir qualquer chamado.
 
A manutenção e operação do atual parque de iluminação também fica sob a responsabilidade da BHIP, que montou um plano de atuação preventiva e atendimento corretivo que garanta seu pleno funcionamento. Em casos de lâmpada apagada, oscilando, acesa durante todo dia e de  algum braço de luminária quebrada, basta acionar a empresa pelo telefone 0800 941 6789 (ligação gratuita) ou pelo site www.bhip.com.br.  
 
Este modelo de parceria é inédito no Brasil e pioneiro em escala mundial em razão do curto espaço de tempo em que todo o parque de iluminação de uma cidade do porte de BH será modernizado. O investimento total será de R$ 400 mi. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por