Imagine uma viagem em que se prova do melhor da gastronomia mineira, conhece locais históricos do Estado, acolhe o meio ambiente, escuta música e aprende sobre patrimônio. Essa foi uma das ações das turmas do 1º ano do Colégio Santa Marcelina, na região da Pampulha, neste segundo semestre.

As crianças, que têm 6 anos, abraçaram a ideia do “Ano Internacional do Turismo Sustentável”, proclamado em 2017 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Como ainda são muito novos, os alunos não realizaram as viagens in loco, mas abordaram todo o conteúdo na imaginação e em ações pedagógicas. Eles foram auxiliados pelos professores e por profissionais das áreas, como turismólogos, chefs de cozinha e músicos.

O projeto, batizado de “Ver, passear e aprender”, teve o objetivo de promover estudos sobre turismo sustentável, ensinando para as crianças como se comportar nos ambientes que visitam, a preocupação com o meio ambiente, o uso da água e a preservação do patrimônio, explica a coordenadora pedagógica da educação infantil e 1º ano do ensino fundamental I, Kátia Coelho Ribeiro.

“Estudamos com eles os artistas mineiros, as músicas, as comidas típicas, o artesanato e as festas mineiras. Dividimos as crianças em grupos e elas tinham tarefas comuns, de acordo com os temas. Foi um projeto interdisciplinar, que envolvia português, matemática, natureza, sociedade e arte”, explica Kátia.

Colégio Santa Marcelina

 Alunos participam do projeto “E se os bichos tivessem profissão?”

Participação

As famílias também foram envolvidas nos trabalhos. A proposta do tripé estudante–família–escola compõe o ensino no Colégio Santa Marcelina. “O aluno aprende para si mesmo, aprende para mostrar para a família e para mostrar para a professora”, afirma a coordenadora.

Fizeram parte do trabalho sete turmas, chegando a quase 180 crianças. A pedagoga ressalta que, como resultado, foi possível observar que os alunos ampliaram as atitudes positivas, a capacidade de cooperação, o vocabulário e a criatividade, além de terem avançado na leitura e na escrita.

Outro projeto muito bem recebido foi o “E se os bichos tivessem profissão?”, realizado pelas crianças de 5 anos. Já as de 4 anos trabalharam o tema “Você Troca”, em que elas tinham que substituir e compartilhar objetos, lanches, roupas e até mesmo professoras. 

Os projetos desenvolvidos também estimulam a criatividade, a curiosidade e o gosto pela pesquisa

Serviço: Colégio Santa Marcelina
Endereço: Alameda das Falcatas, 505 – São Luiz (Pampulha)
Telefone: (31) 3441-4988
Site: marcelinas.com.br

Colégio Santa Marcelina
Parte dos projetos pedagógicos do colégio é realizada ao ar livre