Imunização contra a pólio continua nesta segunda-feira

Hoje em Dia
17/08/2015 às 09:45.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:23
 (Carlos Rhienck/Arquivo Hoje em Dia)

(Carlos Rhienck/Arquivo Hoje em Dia)

Quem tem crianças com idades entre seis meses e cinco anos tem até o dia 31 de agosto para serem vacinadas contra a poliomielite. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a campanha, que começou no sábado, pretende vacinar cerca de 1,1 milhão de crianças em Minas Gerais.

“A orientação é a de que, mesmo vacinadas, com o cartão completo, as crianças participem desse processo para que a gente possa impedir a entrada do vírus no Brasil”, disse o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos – que teve paralisia infantil aos 10 meses, em Goiás, na década de 60.

Segundo ele, as duas únicas contraindicações são febre alta, acima de 38ºC, e sensibilidade aos componentes da vacina. “Aqueles que não puderam vir hoje (ontem) ainda têm duas semanas para se adaptarem ao melhor horário para levar as crianças”.

Em Minas, haverá cerca de cinco mil postos de vacinação. A meta, neste ano, é imunizar 95% das crianças da faixa etária da campanha. “Estimulamos as atividades lúdicas para atrair mais gente. Até o final do mês, os postos de saúde permanecerão decorados”, destacou o superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde, Rodrigo Said.

Em todo o país, o Ministério da Saúde pretende imunizar, pelo menos, 12 milhões de crianças. Até o final da campanha, mais de 100 mil pontos de vacinação – unidades de saúde, postos volantes em escolas, praças e locais públicos – oferecerão a dose da imunização, gratuitamente.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por