Incêndio continua na Serra da Canastra e atinge diversas outras matas em Minas

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
09/08/2016 às 17:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:16
 (ICMBio/Divulgação)

(ICMBio/Divulgação)

Desde o último fim de semana um incêndio atinge o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. 35 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 14 bombeiros militares do Estado e dez voluntários continuam atuando no combate ao fogo que atinge, estimadamente, 12 mil hectares. O parque possui aproximadamente 200 mil hectares. 

O fogo atinge dois pontos principais do Parque. O primeiro são dois focos na bacia do rio Santo Antônio e o segundo foco na região de Zagaia. Um helicóptero, cedido pelo governo estadual e oito veículos ajudam no transporte e combate ao fogo. Alguns fatores atrapalham o trabalho dos brigadistas, como a dificuldade de acesso ao local, tempo seco e ventos fortes propagando as chamas. O primeiro foco na unidade de conservação foi registrado na sexta-feira (5).

Ainda são esperados dois aviões do tipo air tractor, que jogam água sobre a vegetação em chamas, para reforçar o combate ao incêndio. Segundo o ICMBio, não há previsão para calcular a quantidade de hectares atingindos, pois primeiramente o foco das ações será apagar totalmente o fogo. 

Outras ocorrências 

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, ainda existem mais incêndios em Minas Gerais. Na BR 381, próximo ao município de Ravena, houve registro de uma queimada que afeitou 10 mil metros quadrados. 

Também foram registradas ocorrências no Centro de Santa Luzia, em uma mata que chegou até a ameaçar residências. O fogo já foi controlado, não ameaça mais as casas, porém atingiu cinco veículos que estavam próximos à região das chamas.

16h50-ATUALIZAÇÃO:Centro,Sta Luzia. Divulgação das imagens Corpo de Bombeiros Militar. pic.twitter.com/u10M1J8itI— Bombeiros_MG (@Bombeiros_MG) August 9, 2016

 Em outro chamado, uma viatura combateu um incêndio em uma vegetação dentro da estação José Cândido da Silveira, no bairro Santa Inês, em Belo Horizonte. 

Segundo dados do governo de Minas, entre janeiro e junho deste ano, 4.328 hectares foram destruídos em função de incêndios, quase metade de toda área afetada no ano passado (9.808). Entre janeiro e junho de 2015 o número foi de 2.377 hectares.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por