Incêndio destrói cerca de 150 pesquisas e prejuízos já somam R$ 1 milhão

Igor Patrick
ipsilva@hojeemdia.com.br
05/05/2016 às 14:40.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:17
 (Cristiano Machado)

(Cristiano Machado)

O incêndio que atingiu um anexo da Santa Casa de Belo Horizonte na noite de quarta-feira (4) destruiu equipamentos médicos e vai atrasar pelo menos 150 pesquisas clínicas que tiveram dados consumidos pelo fogo. As chamas começaram por volta das 18h e afetaram o Centro de Estudos, a Engenharia Clínica, responsável pela manutenção da aparelhagem médica do hospital e uma área de pesquisa.

Segundo o superintendente de assistência à saúde, Guilherme Riccio, a perda principal foi a destruição de 12 respiradores, avaliados em cerca de R$ 1 milhão. Equipamentos de medicina intensiva também ficaram avariados. “Percebemos danos em desfibriladores, ultrassons e ferramentas de calibragem e controle. Ainda precisamos verificar o que pode ser aproveitado ou não”, informou Riccio, ressaltando que nenhum atendimento será interrompido.

Registros das pesquisas e prontuários médicos perdidos possuem cópias digitais e podem ser recuperados. A Santa Casa conseguiu resgatar medicamentos experimentais e dar continuidade ao tratamento de pacientes que precisam das drogas.

Embora o prédio atingido seja da década de 1920, de acordo com a Defesa Civil, não houve abalos estruturais na construção que justifique a demolição. A área permanece interditada até a recuperação.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por