Incêndio em área de preservação no Norte de Minas já dura três dias

Ana Cláudia Ulhôa
aulhoa@hojeemdia.com.br
20/02/2017 às 22:38.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:38

Desde o último sábado (18), um incêndio atinge o Vale do Peruaçu, entre os municípios de Januária e Itacarambi, no Norte de Minas. Considerada área de preservação, as chamas podem por em risco um conjunto de sítios arqueológicos que se encontra a apenas seis quilômetros do local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o chamado ocorreu durante a tarde, mas devido à dificuldade de acesso à região o atendimento só pôde ser feito horas depois.

Quando conseguiram acessar o local, os bombeiros tentaram usar uma bomba de água ligada a um rio perto do foco de incêndio. No entanto, não havia gasolina suficiente para fazê-la funcionar.

No domingo, eles retornaram, mas ainda não conseguiram obter sucesso. De acordo com a corporação, o local atingido pela queimada é uma área de várzea, com grande quantidade de material orgânico. Nesse caso, as chamas ardem desde a parte interna do solo e são difícieis de serem controladas.

Nesta segunda-feira (20), cinco agentes do Corpo de Bombeiros e sete brigadistas voltaram novamente ao local e tentaram encharcar o entorno do foco de incêndio na tentativa de controlar o fogo. Até o momento, não há confirmação de que ele tenha sido extinguido. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por