Incêndio no Parque da Serra do Rola-Moça atinge manancial

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
05/09/2017 às 14:45.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:25
 (Flavio Tavares)

(Flavio Tavares)

O incêndio que queima o o manancial Catarina, onde há captação de água para abastecimento de Belo Horizonte. A captação não foi interrompida, mas a qualidade e a quantidade da água fornecida pelo manancial foi comprometida, segundo Marcus Vinícius de Freitas, biólogo e gerente do Parque Estadual Serra do Rola-Moça.

“Os impactos foram aqueles que acontecem em todo incêndio de grandes proporções, mas o agravante foi a chegada do fogo na área do manancial e captação de água no município de Nova Lima. Agora, temos de esperar a recuperação da vegetação dessa região do entorno do manancial. Se não acontecer, poderemos plantar árvores que possam fazer sombreamento na área, facilitando o crescimento da vegetação”, explica o gerente.

“Somente para usar aeronaves no combate, foram gastos R$ 1 milhão. Só ontem, gastamos R$ 1.900 em alimentação para pessoas que estão trabalhando no combate ao incêndio”, conta Marcus.

Ele explica ainda que um incêndio pode afetar todo o ecossistema do parque, pois o fogo consome o nitrogênio do solo e pode levar a uma salinização da terra, atrapalhando a produção das plantas. Se não houver uma boa vegetação, os animais ficam sem alimentos de qualidade.

Além disso, o parque abriga algumas espécies de seres vivos que só existem nessa região, além de outras que são típicas apenas da microrregião da Serra do Espinhaço.    

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por