Incêndios de grandes proporções atingem dois pontos da vegetação da Serra do Rola-Moça, na noite desta quarta-feira (24). De acordo com o sargento Alberto Brito, do Pelotão Rola-Moça do Corpo de Bombeiros, o fogo queima a região do Solar do Barreiro, em Belo Horizonte, desde as 15h. Já no bairro Casa Branca, em Brumadinho, na região Metropolitana da capital, as chamas começaram por volta das 18h. A suspeita é que os incêndios sejam criminosos.
 
Conforme o sargento, o fogo no Solar do Barreiro teve início próximo a uma linha férrea, chegou na entrada do Parque Estadual Serra do Rola-Moça e ameaçou residências da região. “Conseguimos controlar o fogo por volta das 18h, mas a ventania espalhou as chamas novamente. O incêndio está sem controle” afirmou Brito. O fogo segue sentido à cachoeira Álvaro Antônio, na parte baixo do parque.
 
Aproximadamente 25 homens, entre brigadistas e bombeiros, atuaram no combate às chamas durante esta quarta-feira. O sargento informou que o monitoramento do incêndio no Solar do Barreiro é feito, nesta noite, pelo Pelotão do Rola-Moça, mas o combate efetivo voltará a ser feito na manhã desta quinta-feira (25). 
 
 
Brumadinho
 
O incêndio no bairro Casa Branca, em Brumadinho, se concentra em um local de difícil acesso, informou o sargento Alberto Brito, do Pelotão Rola-Moça.
 
De acordo com a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMda), um brigadista voluntário viu o início do incêndio no local. “O brigadista viu cada pontinho de fogo surgindo na Serra do Rola-Moça, o que indica que pode ser ter sido provocado criminalmente. Depois, uma linha de fogo quilométrica se formou no local. Temos receio de que o fogo destrua o parque, pois ele está em um local perigoso e de difícil acesso”, afirmou a superintendente executiva da Amda, Dulce Rica.