Inclusão para vulneráveis: projeto cria oportunidades para os jovens

Hoje em Dia
horizontes@hojeemdia.com.br
28/04/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:19

As condições sociais e econômicas de jovens, entre 15 e 29 anos, serão mapeadas em quatro cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com a pesquisa, que abrange, além da capital, os municípios de Contagem, Betim e Ribeirão das Neves, será possível traçar o perfil profissional dessas pessoas.

O levantamento dos potenciais de empreendedorismo e emprego é feito pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Fundação de Educação para o Trabalho (Utramig).

O Projeto Trampos é parte do Programa Juventudes, também da Sedese, e analisa os interesses específicos apresentados, além de ofertar oficinas de vocação e orientação profissional. Cursos de qualificação profissional, no modelo de formação inicial e continuada, serão oferecidos. Entre abril e setembro deste ano, serão abertas 1.220 vagas.

Escuta

De acordo com a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, a grande novidade do Programa Juventudes é a ação do Trampos de ir até as vilas e favelas, ouvir o que os meninos e meninas querem para a vida profissional, nesse eixo do programa. No segundo eixo, serão ofertadas possibilidades dentro do que eles escolheram.

“Nas oficinas, os consultores têm a oportunidade de trabalhar junto com os jovens temáticas relacionadas ao projeto de vida deles”Lauren Fernandes de SiqueiraDiretora do Programa para Vilas e Favelas e coordenadora do Juventudes

“Existem potencialidades enormes voltadas para as mídias sociais, para a produção cultural, e é isso que o Trampos quer fazer: trazer à tona, na qualificação, as novidades que eles estão apontando e escolhendo. Nesse sentido, 59% dos jovens que foram encaminhados para os cursos são aqueles que nem estudam nem trabalham”, afirma a secretária.

Conforme Rosilene Rocha, o programa está atingindo exatamente o público prioritário para o qual ele foi desenhado. “Essa ação também pode significar, e é isso que a gente quer, a volta deles para a escola formal”, diz.

Potencial

Segundo a diretora do Programa para Vilas e Favelas e coordenadora do Juventudes, Lauren Fernandes de Siqueira, o Projeto Trampos tem um grande diferencial, que é olhar para as regiões onde existem vulnerabilidades sociais, mas, acima de tudo, onde há potenciais, efervescência cultural e possibilidade de geração de renda.

“Com as informações do mapeamento, estamos elaborando um estudo de estratégias de inclusão produtiva dos jovens para cada região de atuação do Juventudes”, observa Lauren.

Interesses do público prioritário permitem direcionamento da oferta de cursos

A escolha das áreas e regiões intraurbanas para atuação do programa foi baseada na análise multivariada, considerando dados sobre a violência, renda e número de jovens em cada uma das localidades. 

As regiões do Aglomerado da Serra, Alto Vera Cruz, Taquaril, Granja de Freitas, Jardim Felicidade, Morro das Pedras, Santa Lúcia (Belo Horizonte), Citrolândia, Jardim Teresópolis (Betim), Nova Contagem (Contagem) e Florença (Ribeirão das Neves) foram estabelecidas como prioridades para a oferta de cursos devido às condições de vulnerabilidade.

A partir da análise de interesses identificadas nesses locais, os cursos de Desenvolvedor de Aplicativos e Dispositivos Móveis, Analista de Redes Sociais/Mídias Digitais, Editor de Projeto Visual Gráfico (Design Gráfico), Assistente de Produção Cultural, Organizador de Eventos, Confeiteiro e Mecânico de Motocicletas serão ministrados.

Conteúdo

Os cursos ofertados serão dados pelas instituições Foco Opinião e Instituto Yara Tupynambá, contratadas por processo licitatório pela Sedese, e englobam o nivelamento de Português e Matemática, noções sobre o mercado de trabalho, formação cidadã e política, além da formação teórica e prática do tema específico a qualificação profissional de cada curso.

Análise

A iniciativa do Projeto Trampos tem consonância com o objetivo do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) de reduzir as desigualdades regionais, e, do eixo Saúde e Proteção Social, do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), visando o desenvolvimento econômico e social sustentável.

O objetivo é aprimorar e ampliar a oferta de ações e serviços de promoção e proteção voltados para jovens.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por