Inep confirma provas do Enem no campus da PUC Coração Eucarístico

Gabriela Sales
gsales@hojeemdia.com.br
04/11/2016 às 19:44.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:31
 (Divulgação/Polícia Militar)

(Divulgação/Polícia Militar)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou na noite desta sexta-feira (4) que a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está mantido na PUC-Minas, campus Coração Eucarístico, na região Noroeste de Belo Horizonte. Segundo o instituto, a banca aplicadora da prova esteve no local e confirmou que o campus pode receber os candidatos para o exame.

A ocupação em um dos prédios da PUC-Minas, na noite dessa quinta-feira (3), causou incerteza quanto à realização ou não das provas neste fim de semana na instituição. Em uma tentativa de não cancelamento das provas no local, os alunos aceitaram um acordo com a universidade na tarde desta sexta-feira, trocando de prédio ocupado, saindo do Instituto de Ciências Humanas (ICH) para o edifício 20 do campus, o que acabou funcionando na avaliação do instituto.

Conforme o Inep, a determinação é de que os testes sejam suspensos em todas as escolas, universidades e centros federais ocupados por estudantes que protestam contra o governo federal. No entanto, os responsáveis pela aplicação do exame em Belo Horizonte foram até a PUC para avaliar os possíveis riscos e avaliaram que a o campus oferecia segurança para as provas.

A ocupação na PUC acontece desde essa quinta-feira, quando cerca de 80 estudantes ocuparam o prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Os estudantes são contrários à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55/2016, que fixa os gastos públicos e está em tramitação no Senado Federal.

Até o momento, a prova do Enem foi cancelada em 90 locais, o que afeta 60 mil alunos no Estado, de acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), em coletiva nesta sexta-feira (4). Só em Belo Horizonte, a mudança acontece em 29 locais, incluindo escolas e universidades.

Por meio de nota, a universidade confirma que a aplicação da prova está mantida para o próximo sábado (5) e domingo (6). 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por