Começam no dia 15 de janeiro as incrições para o meio-passe estudantil em Belo Horizonte. Por meio do benefício, a Prefeitura subsidia 50% do valor total das passagens de ônibus gastas mensalmente por alunos de escolas do município.

Atualmente são contemplados os estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que estejam matriculados e frequentes no ensino públicos ou particular de Belo Horizonte. 

Para estudantes de escolas particulares, só podem ter direito ao meio-passe quem recebe bolsa integral da escola.

Pré-requisitos

Para ter direito ao benefício, o aluno deve morar a mais de 1 km da escola que frequenta e utilizar o metrô ou as linhas de ônibus gerenciadas pela BHTrans. 

O estudante usuam o meio-passe por meio do cartão BHBUS Benefício Estudantil. A liberação dos créditos no cartão só ocorre a partir do pagamento, pelo beneficiário, da complementação do valor mensal restante. 

O pagamento pode ser feito no BH Resolve ou nos postos de atendimento da Transfácil.

Inscrição
 
Os interessados devem preencher e imprimir a ficha de pré-inscrição no site da PBH. Depois, deve comparecer à Central de Atendimento ao Cidadão, da Regional mais próxima de sua casa, ou ao BH Resolve , - na rua Caetés, 342, Centro -, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

As fichas podem ser enviadas até 30 de janeiro. As inscrições recebidas serão avaliadas por ordem de chegada, num processo que dura de 15 a 20 dias úteis a partir do dia de recebimento dos documentos. 

Se a inscrição estiver completa, é deferida a liberação do cartão BHBUS Benefício Estudantil, por meio de lotes. 

A previsão é de que os primeiros lotes sejam liberados a partir do dia 15 de fevereiro.

Análise

Para acompanhar o processo de análise da documentação, o estudante deverá acessar o Sistema Informatizado de Atendimento ao Cidadão, clicando na opção "Acompanhar Serviço" e usando o número de protocolo recebido no ato da inscrição. 

O estudante também pode ligar para 156 ou enviar um e-mail para passeescolar@pbh.gov.br