Instituto Rouxinol e Colégio Neusa Rocha buscam formar cidadãos com autonomia

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
22/11/2017 às 20:46.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:50
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

O sonho de oferecer um ensino sem amarras e que valorize as brincadeiras como prática de construção de pessoas livres foi o principal mote para que a pedagoga Neusa Rocha fundasse, em 1973, o Instituto Educacional Rouxinol, focado na educação infantil. Localizado na região da Pampulha, em Belo Horizonte, o colégio está prestes a completar 45 anos de trajetória e se apresenta como um dos melhores da capital.

“O brincar tem que fazer parte do ser humano, e o sonhar se realiza nas brincadeiras. Além de buscar excelência pedagógica, nos preocupamos com o ser humano, com a autonomia, com o respeito às diferenças, com o meio ambiente”, frisa a fundadora. 

À medida em que as crianças foram crescendo, foi preciso criar uma estrutura para acolhê-las nas etapas seguintes de ensino, surgindo, então, o Colégio Neusa Rocha. A primeira expansão ocorreu em 1988, para atender às quatro primeiras séries do ensino fundamental.

Dez anos depois, com a segunda ampliação, imóveis vizinhos foram adquiridos. A primeira casa foi na alameda das Falcatas. Com as incorporações, a escola passou a abrir as portas na alameda do Ipê Branco.Flávio TavaresProfessores são grandes parceiros dos alunos na educação

undadora do Instituto Educacional Rouxinol)

Parceria

“Não somos uma escola de um teórico só. Estudamos todos os teóricos e procuramos trabalhar as capacidades dos alunos nas várias áreas de conhecimento”, explica Neusa Rocha.

Diretora pedagógica, Márcia Viana ressalta que os alunos são encorajados a resolverem questões complexas. No currículo, as aulas de artes (música, artes plásticas, teatro e dança) estimulam a criatividade. “Trabalhamos com situações e problemas para desenvolver o lado investigativo, para construir conhecimento”.

Planejamento

“É uma escola que investe mesmo nos profissionais, tanto que muitos se aposentam aqui e criam laços com a escola”, afirma Márcia Viana.

Serviço: Instituto Rouxinol e Colégio Neusa Rocha 
Endereço: Alameda das Falcatas, 1.132, e Alameda do Ipê Branco, 1197-1217
Telefone: (31) 3441-0212
Fanpage: facebook.com/colegioneusarocha
Sites: rouxinol.g12.br e neusarocha.com.br
Flávio Tavares

 Aulas de música ajudam estudantes a desenvolver a criatividade

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por