Justiça determina indenização a mais quatro vítimas de rompimento de barragem

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
13/12/2017 às 19:28.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:13
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

As empresas Samarco, Vale e BHP devem fornecer auxílio financeiro com efeitos retroativos à data do rompimento da barragem de Fundão para mais quatro pessoas atingidas pelo desastre, conforme decisão da Justiça, divulgada nesta quarta-feira (13).

A decisão é mais um desdobramento de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na 2ª Vara da Comarca de Mariana. Nessa ação, as empresas concordaram com a concessão do auxílio financeiro para pessoas que perderam renda em razão do desastre, de periodicidade mensal e não compensatório com a futura indenização, no valor de um salário mínimo, mais o valor equivalente a uma cesta básica do Dieese e 20% do salário mínimo por dependente.

Mas, segundo o promotor de Justiça Guilherme de Sá Meneghin, nem todos os pedidos foram atendidos pelas empresas. A 2ª Promotoria de Justiça de Mariana então instaurou Inquérito Civil e identificou 29 atingidos que tiveram seus direitos recusados injustificadamente. Diante disso, em agosto deste ano, foi ajuizado o cumprimento de sentença para viabilizar a concretização dos direitos das vítimas.

Em outubro, foi realizada audiência de conciliação, quando as empresas reconheceram os direitos de 23 atingidos, mas continuaram se negando a fornecer o auxílio financeiro para outros seis, segundo o MPMG. Agora, a juíza Marcela Oliveira Decat de Moura proferiu decisão determinando o auxílio financeiro para mais quatro desses atingidos.

Por meio de nota, a Samarco informou que "reitera seu compromisso com as ações de compensação e reparação previstas nos acordos firmados em Ação Civil Pública que tramita na Comarca de Mariana. Considerando os referidos acordos e o Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado pela empresa, suas acionistas e os governos Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo, a Samarco informa que foram distribuídos 8.230 cartões de auxílio financeiro, com desembolso de R$ 341,8 milhões".

A BHP informou que ainda não foi notificada sobre a decisão.

A reportagem do Hoje em Dia entrou em contato com a Vale e aguarda retorno.

* Fonte: MPMG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por