Kalil oficializa entrega e funcionamento de mais 99 novos leitos no Hospital do Barreiro

Malú Damázio
mdamazio@hojeemdia.com.br
30/08/2017 às 16:28.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:20
 (Amira Hissa/PBH)

(Amira Hissa/PBH)

O atendimento à saúde em Belo Horizonte receberá um reforço partir desta quarta-feira (30): o Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, conhecido como Hospital do Barreiro, terá a abertura de 99 novos leitos. A ampliação das vagas, todas para atendimento de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi anunciada pelo prefeito da capital mineira, Alexandre Kalil, durante visita à instituição.

O hospital, que opera como retaguarda para serviços de urgência e emergência, agora conta com 189 leitos ativos, sendo 159 de internação e 30 de atendimento de urgência, além de seis salas de cirurgia. 

Com a mudança, o hospital opera com 42% da capacidade total. A expectativa de funcionamento pleno, conforme o prefeito, está prevista para março de 2018. A batalha pela abertura de novos leitos se arrasta desde a inauguração do hospital. Ainda que tenha sido projetado para ter 451 leitos, faltam recursos para financiar toda a atividade do centro de saúde.

Os custos operacionais são divididos entre a União, que arca com metade do valor, o Estado e a prefeitura, que são responsáveis, cada um, por 25% dos recursos. Durante a inauguração, Kalil destacou as dificuldades para que todos os leitos do centro de saúde possam funcionar.

“É muito caro abrir um hospital desse. É barato construir com dinheiro de empreiteira, mas abrir, na prática, é muito difícil e sacrificante. Mas nós vamos aumentar para atender as regiões do Barreiro, além de Ibirité, Sarzedo e Contagem”, afirma. Quando operar com capacidade total, o prefeito estima que o Hospital do Barreiro custará entre R$ 23 milhões a R$ 26 milhões mensais aos cofres públicos. 

A partir do próximo mês, os pacientes internados na unidade e encaminhados por outros centros de saúde que fazem atendimento pelo SUS poderão realizar exames de endoscopia, colonoscopia e gastrostomia. 

Uma nova fase de expansão do hospital está prevista para novembro. Na ocasião, a instituição passará a funcionar com 76% do potencial. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, até lá estarão ativos 343 leitos, sendo 50 do Centro de Terapia Intensiva (CTI).

Leia mais:
Hospital do Barreiro abre 99 novos leitos e passa a operar com 41% da capacidade
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por