A Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) espera esterilizar pelo menos 110 animais, entre cães e gatos, neste sábado (23), em Caeté, na Grande BH. As cirurgias serão realizadas das 9 às 15 horas nos bichos que já foram consultados e tiveram seus materiais coletados durante a primeira fase do projeto Ação Global Homem-Animal (AGHA). Conforme a instituição, Pompeu, Lagoa Santa e Juatuba já têm o projeto implantado. 

Conforme a UFMG, a próxima etapa do projeto é levar educação e difundir conceitos sobre guarda responsável de animais de companhia. “Nossa missão é se valer do treinamento técnico, científico e pedagógico de docentes e pesquisadores para realizar ações transformadoras junto à sociedade diagnosticando enfermidades de risco aos animais de companhia e seus proprietários (zoonoses), levando educação à população, principalmente a carente, sobre as melhores formas de se relacionar com seus animais de companhia, e promovendo o controle populacional de cães e gatos indesejados”, informa o blog do projeto. 
 
A coordenação do projeto é do professor Rafael Resende Faleiros, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias da Escola de Veterinária UFMG.