Para se destacar no mercado, é fundamental ter estratégia de venda e um bom plano de negócios. Até mesmo no ramo de alimentação, onde não basta conquistar a clientela pelo estômago. Para quem deseja ir além do sucesso na execução das receitas, a boa dica é ampliar a formação. 

Pela necessidade de aplicar estratégias assertivas em ambientes gastronômicos, a Escola Marketing Mineiro (E-MKT) desenvolveu o curso presencial Marketing Gastronômico Essencial. A proposta é ensinar profissionais e futuros gastrólogos a aplicar conceitos e técnicas específicos no próprio negócio. 

A instituição tem como filosofia o “do it now” (faça isso agora, na tradução do inglês). Ou seja, o curso é focado na concepção da estratégia durante a aula. “É o primeiro curso de marketing gastronômico presencial de Belo Horizonte. E focamos bastante nessa parte prática para que o aluno possa desenvolver aquilo que vamos passar na teoria”, afirma Diogo Isoni Ribas, especialista em marketing e um dos professores do curso.

“A crise derrubou a possibilidade de ter comodismo no ramo da alimentação. Antes, pensava-se que não era necessário fazer nada porque alimentação é necessidade básica do ser humano. Mas agora a concorrência é grande”
Diogo Isoni Ribas
Especialista em marketing

Mas, afinal, o que é marketing gastronômico? Em linhas gerais, estratégias mercadológicas capazes de posicionar melhor empresas do ramo da alimentação.

O aluno vai aprender, por exemplo, fundamentos em marketing e sua aplicação no ramo, precificação e comercialização, definição de ofertas e promoções, comunicação integrada de marketing, estratégias de impacto para o seu restaurante, bem como a usar métricas de visitas ao site que ajudam a conduzir o negócio.

Amplo

O público-alvo engloba também empresários do ramo da alimentação e comunicadores que queiram trabalhar no assessoramento de empresas dessa área. “Quanto mais conhecimento, maiores as chances de vencer durante a crise, porque aumenta a capacidade de negociação com fornecedores, reduz-se os custos trabalhando vários canais de venda, além de conseguir melhor posicionamento de mercado”, afirma Ribas. 

Consumidores

O relacionamento com o cliente é um capítulo à parte na formação, devido à importância do tema. Vale lembrar que o maior acesso à informação, facilitado por redes sociais e aplicativos, aumentou o nível de exigência da clientela. Nesse ambiente, às vezes basta uma reclamação para comprometer todo um trabalho. 

O curso de marketing gastronômico da Escola de Marketing Mineiro acontece na próxima segunda, 20/3, e as inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira; o valor é de R$ 539

“Antes, as empresas focavam mais no alimento que ofereciam. Se tinham a melhor pizza da região, bastava. Agora, além disso, é preciso entregar valor ao cliente”, destaca o especialista em marketing. 

Diferencial

Para isso, é preciso criar a chamada proposta de valor, que é o diferencial de cada estabelecimento. Ela vai além de qualidade e bom atendimento, características básicas de um negócio de sucesso nesse ramo. 

A proposta de valor vai depender do público. Em alguns casos, o ambiente climatizado pode ser esse plus. Em outros, o atendimento personalizado. O que vai permitir esse trabalho é o pleno conhecimento da área de atuação e do público-alvo.

 

SERVIÇO:

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