Uma mostra com jogos, oficinas, sessões de filmes e rodas de conversa transformam a matemática em uma atividade divertida. Esse é o objetivo da segunda edição do Festival de Matemática, que será realizado nos dias 1 e 2 de março, no prédio do ICEx, da UFMG.  Turmas de escolas do ensino básico podem participar e o agendamento das visitas começa em fevereiro. 

O evento quer abrigar, também, oficinas que resultem de experiências de ensino. As inscrições podem ser feitas até 26 de janeiro. “A ideia é valorizar o trabalho que esses professores fazem nas escolas. Muitos são excelentes, mas têm pouca visibilidade”, comenta a professora Aniura Milanés Barrientos, do Departamento de Matemática do ICEx e uma das coordenadoras da iniciativa.

Segundo ela, o Festival reunirá atrações para crianças, adolescentes e adultos. “Queremos proporcionar momentos de prazer e descontração e a oportunidade de vivenciar aspectos menos formais da matemática por meio de truques, jogos e quebra-cabeças", anuncia. 

A programação, que ainda não foi fechada, será estruturada em cinco eixos. O primeiro é uma mostra na qual os visitantes poderão interagir com jogos, quebra-cabeças e outros materiais manipuláveis que integram o acervo do Projeto Visitas e do PET Matemática. Outra atração são as oficinas – como as de fabricação de flautas e de xadrez, por exemplo. Uma das oficinas de maior sucesso na primeira edição foi a de música e matemática (fabricação de flautas).

O terceiro eixo é o cineclube, com exibições de vídeos relacionados com a matemática seguidas de atividades interativas com o público. Por fim, o evento abrigará exposições e rodas de conversa nas quais alunos e ex-alunos da UFMG vão relatar como suas experiências com o conhecimento matemático influenciaram sua atuação acadêmica e profissional.