Maternidade Odete Valadares recebeu mais de 3 mil litros de leite humano em 2015

Hoje em Dia
09/02/2016 às 16:56.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:21
 (Reprodução)

(Reprodução)

A maternidade Odete Valadares recebeu ao longo de 2015 3.120 litros de leite humano em doações. Um aumento de 5% em relação ao ano de 2014, em que foram recolhidos 2.980 litros.

Já o número de doadoras cresceu 13,5% no mesmo período, pulando de 2.768 para 3.195. Com as doações, a maternidade conseguiu atender cerca de 1.200 bebês prematuros ou apresentando doenças como diarreia, heteroinfecções, infecções respiratórias, intolerância a outros tipos de leite, entre outros casos.

Para doar, não é preciso nem sair de casa. As mães interessadas podem ligar para a maternidade e fazer um pré-agendamento por telefone. Caso a doadora se encaixe no perfil, é feito um agendamento e os técnicos da maternidade vão até a casa da interessada.

Lá, ela será ensinada sobre como deve ser retirado e coletado o leite. Uma semana depois, a equipe retorna à casa da doadora para pegar o leite coletado, rotina que se mantém enquanto a mãe puder fazer as doações.

Ainda de acordo com Maria Hercília, a amamentação supre todas as necessidades dos primeiros meses de vida para o bebê crescer e se desenvolver saudavelmente.

“O leite materno é um alimento completo porque contêm vitaminas, minerais, gorduras, açúcares, proteínas, todos apropriados para o organismo do bebê. Além disso, o leite também possui muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não se encontram no leite de vaca e em nenhum outro leite”, completa Maria Hercília.

Serviço

O Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares funciona de segunda a sexta-feira de 8 às 17 horas, e é aberto ao público.

Gestantes e mães que possuem dúvidas no aleitamento materno ou que não estejam conseguindo amamentar seus bebês podem ir até o local para receber orientações. Elas podem vir com os seus bebês e um acompanhante.

Além de fornecer atendimento individualizado para as futuras ou já mamães, o banco de leite também fornece leite humano pasteurizado, para bebês prematuros ou doentes que precisam do leite como fonte de sobrevivência.

Mais informações pelo telefone: (31) 3298-6008.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por