Se você está pensando em fazer um curso profissionalizante, mas não tem dinheiro para desembolsar por ele, fique atento a essa oportunidade. O Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas para 90 cursos a distância. O interessado deve acessar o site do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) ou ir a uma unidade do Sine em Belo Horizonte fazer o cadastro.

Os cursos têm duração de cinco meses e são focados em áreas de atuação específicas. As aulas serão ministradas entre 28 de agosto a 28 de janeiro de 2018, exclusivamente on-line. As vagas são do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Oferta Voluntária. Podem participar desde quem não conseguiu concluir o ensino fundamental até quem completou o ensino médio. A idade mínima para participar dos cursos é 15 anos.  Para baixar o PDF com todos os cursos disponíveis, clique aqui.

Há vagas para inglês e espanhol básico, cuidador de idoso e infantil, editor de vídeo, fotografia, auxiliar de farmácia, almoxarife, ajudante de obra, até para produtor de cerveja, assistente de secretaria escolar, assistente de tesouraria, bombeiro civil, vendedor, agente de limpeza urbana e operador de caixa. 

Quem optar por fazer a inscrição presencial pode ir em um dos endereços abaixo:

Sine Barreiro: Rua Barão de Coromandel, 982 - Barreiro 
(Horário de atendimento: 08:00h às 17:00h);

Sine BH Resolve: Rua dos Caetés, 342 - Centro 
(Horário de atendimento: 08:00h às 17:00h);

Sine Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, 1055 - Venda Nova 
(Horário de atendimento: 08:00h às 17:00h).

Documentação necessária (original):
    - Carteira de Trabalho;
    - PIS/PASEP/NIT/NIS;
    - Carteira de Identidade;
    - CPF;
    - Comprovante de Endereço.