Mesmo com proibição judicial, metroviários mantêm paralisação nesta quarta em BH

Ana Cláudia Ulhôa
aulhoa@hojeemdia.com.br
14/03/2017 às 22:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:44
 (Frederico Haikal/Arquivo Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Arquivo Hoje em Dia)

A paralisação do metrô em Belo Horizonte marcada para esta quarta-feira (15) será mantida. Apesar da limitar emitida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) ordenando que os trens funcionem em uma escala mínima de 80%, o Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG) afirmou que não cumprirá a decisão.

Segundo Romeu José Machado Neto, vice-presidente do Sindimetro-MG, a notificação do TRT chegou ao sindicato apenas às 19h desta terça-feira (14), o que impossibilitou a comunicação da anulação da greve aos trabalhadores.

“Não temos logística para interromper o movimento. Nós até tentamos, mas quem trabalha hoje [terça] à tarde não é quem pega serviço amanhã [quarta]. Eles já foram avisados que não teria expediente e não temos contato com todos”, explica Neto.

O vice-presidente também ressalta que manter a greve seria a melhor solução, já que a indefinição poderia trazer problemas maiores. “Achamos por bem manter para evitar mais transtornos. Ficar nessa coisa de vai não vai compromete a segurança inclusive do metroviário”. 

Caso não cumpra a decisão do Tribunal, o sindicato pode ter que pagar uma multa de R$250 mil. Porém, Neto afirma que recorrerá e usará como argumento o fato de a notificação ter chegado há poucas horas da paralisação. Além disso, o sindicato argumenta que a CBTU já tinha sido informada oficialmente da greve desde segunda-feira (13) e teria conhecimento da mesma desde o dia 9 de março, quando foi realizada a assembleia que decidiu pela adesão ao Dia Nacional de Paralisação e Mobilização.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por