Milhares de simpatizantes celebram a 19ª Parada do Orgulho LGBT de BH

Janaína Oliveira
horizontes@hojeemdia.com.br
17/07/2016 às 16:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:20
 (Wesley Rodrigues)

(Wesley Rodrigues)

Com o tema “Democracia é respeitar a identidade de gênero: não nos apaguem com política”, a 19º Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte acontece hoje, com concentração na Praça da Estação. Este ano, o Centro de Luta Pela Livre Orientação Sexual (CELLOS-MG), que coordena o evento, colocou em destaque e em debate as exclusões e violências sofridas pela população trans e travesti e a ameaça que os poucos direitos que foram conquistados sofram retrocessos no cenário político atual.

Segundo os organizadores, a parada cumpre um papel no combate ao preconceito, discriminação e exclusão social. Ações de prevenção à saúde fazem parte do movimento.

A expectativa é que mais de 50 mil pessoas passem pela Parada do Orgulho LGBT de BH, vindas da capital e de várias cidades do interior de Minas Gerais, com o objetivo de demonstrar o orgulho de serem quem são sem deixar de lutar pelos seus direitos.

Novo trajeto

Uma das novidades deste ano sobre a Parada BH é o novo trajeto. A concentração da Parada continuará sendo na Praça da Estação, a partir das 13 horas, mas a caminhada não será como nos anos anteriores. A passeata iniciará na Avenida Amazonas, sentido Praça Raul Soares, virando à direita na Rua Tupis e com final na avenida Olegário Maciel, em frente ao Mercado Novo.

História

A Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte ocorre desde 1998 e é considerada a maior manifestação popular de massa de caráter social de Minas Gerais, uma das mais antigas do país e a cada ano tem crescido e aumentado o número de participantes. O Brasil registra mais de 26 mil assassinatos de homossexuais por ano, segundo o Grupo Gay da Bahia. 

Assista aos vídeos:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por