Minas decreta situação de emergência por causa da febre amarela

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
13/01/2017 às 11:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:24

O surto de febre amarela em alguns municípios mineiros levou o Governo do Estado a decretar Situação de Emergência em Saúde Pública Regional nas áreas de abrangência das Unidades de Saúde de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni, pelo período de 180 dias. Ao todo, serão 152 municípios beneficiados com o decreto.

A partir de agora, fica autorizada a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção do surto, em especial a aquisição pública de insumos e materiais, além da contratação de serviços necessários ao atendimento, com a dispensa de licitação.

O decreto cria também a "Sala de Situação", composta por representantes de vários órgãos, que vai monitorar e coordenar as ações administrativas. 

Neste ano, a Secretaria de Estado de Saúde foi notificada da ocorrência de 48 casos suspeitos de febre amarela, sendo 16 confirmados por exame laboratorial. Dos 48 casos suspeitos, 14 evoluíram para óbito e 8 já apresentam confirmação laboratorial da contaminação pelo vírus da febre amarela. Ainda de acordo com a SES, foram registradas ocorrências da doença também em macacos.

Confira os 152 municípios beneficiados com o decreto:
Unidade Regional de Saúde de Coronel Fabriciano
Vermelho Novo.

Unidade Regional de Saúde de Governador Valadares
Virgolândia

Unidade Regional de Saúde de Manhumirim
Abre Campo,Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caiana, Caparaó, Caputira, Carangola, Chalé, Conceição dSão José do Mantimento, Simonésia , Taparuba, Tombos

Unidade Regional de Saúde de Teófilo Otoni 
Umburatiba

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por