Minas Gerais registrou 1.700 incêndios em lotes vagos em 2017

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
19/05/2017 às 11:25.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:37

Incêndio em lote vago atinge rede elétrica. Incêndio em lote vago atinge seis carros. Incêndio em lote vago assusta moradores e coloca e atinge residências. Essas foram algumas ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar, consequência dos incêndios em lotes e áreas verdes urbanas.

Somente no primeiro quadrimestre de 2017, foram atendidas mais de 1,7 mil ocorrências de incêndio em lote vago, em Minas Gerais, uma média de 14 incêndios por dia, que são, em sua maioria, provocados pelo homem. A prática de incêndio é crime de acordo com o artigo 250 do Código Penal, pena de reclusão, de três a seis anos, e multa. Ainda, se o incêndio for praticado em lavoura, pastagem, mata ou floresta há o aumento de um terço na pena. Ainda, se o incêndio for criminoso, a pena é de detenção, de seis meses a dois anos.

Cuidados

Os cuidados para a diminuição desses incêndios passam pela conscientização da importância de manter os lotes limpos. A grande maioria dos incêndios em vegetação são causados pela ação humana, pela falta de conhecimento e pela prática de hábitos desnecessários como a queima do lixo para limpar a propriedade. Nas épocas do ano com tempo seco, qualquer fagulha, levada pelo vento, pode provocar um grande incêndio. A orientação do Corpo de Bombeiros é de que a limpeza dos lotes deva ser feita durante todo o ano e uma queima não pode substituir as capinas periódicas para retirada da vegetação. Evite jogar bituca de cigarros, garrafas de vidros e lixo químico nos terrenos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por