Minas Gerais tem PIB estável no primeiro trimestre de 2017

Paula Bicalho
pbicalho@hojeemdia.com.br
05/07/2017 às 17:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:24
 (Divulgação/Seapa)

(Divulgação/Seapa)

A Fundação João Pinheiro (FJP) divulgou nesta quarta-feira (5) o estudo Indicadores CEI - do Produto Interno Bruto - PIB Trimestral de Minas Gerais, que indica que, no primeiro trimestre de 2017, a atividade econômica se estabilizou, em termos reais, em relação ao desempenho registrado nos últimos três meses imediatamente anteriores. 

Três setores econômicos apresentaram variação positiva do PIB, em relação ao quarto trimestre de 2016: serviços, indústria e agropecuária, com destaque para o último, que continua registrando desempenho bem mais expressivo do que os outros setores. 

O crescimento do agropecuário, de 10,5%, se deve, basicamente, à expansão da safra de grãos - soja e primeira safra do milho e do feijão -, da batata-inglesa e da banana.

No caso do setor industrial, cujo valor adicionado cresceu 0,4%, chama a atenção a recuperação da indústria extrativa mineral, que cresceu 3,3%, e da indústria de transformação, com crescimento de 2,7%. “Dentro da indústria de transformação podemos destacar o crescimento de algumas atividades como a fabricação de celulose, papel, máquinas e equipamentos e a fabricação de produtos têxteis”, aponta o pesquisador da Fundação João Pinheiro, Glauber Silveira.

No entanto, houve retração no desempenho dos subsetores de construção civil (2,7%) e de energia e saneamento (2,0%). A construção civil ainda sofre com a queda da demanda, particularmente do setor residencial, responsável pelo elevado estoque de unidades prontas e em acabamento. Já o desempenho do subsetor de energia e saneamento foi prejudicado pela dificuldade de normalização do nível dos reservatórios para a geração hidroelétrica e pela queda no consumo energético.

No setor de serviços, que registrou elevação de 0,8%, destaca-se a performance do subsetor de transportes, com crescimento de 3,1%. Houve ainda variação positiva nos subsetores de comércio (0,8%) e no agrupamento de outros serviços (0,7%).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por