Minas registra nove mortes por afogamento apenas na virada do ano

Ana Cláudia Ulhôa
aulhoa@hojeemdia.com.br
03/01/2017 às 19:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:18
 (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

(Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Durante o verão a procura por cachoeiras, rios e lagos aumenta. Mas, com isso, o que sobe também são as ocorrências por afogamento. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, apenas durante o Réveillon e no primeiro dia do ano, nove pessoas morreram enquanto davam um simples mergulho.

Esse foi o caso de um adolescente, de 15 anos, que desapareceu em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, às 19h do dia 1º de janeiro. Os Bombeiros foram acionados e realizaram buscas até o final da tarde desta terça-feira (3), quando o corpo foi encontrado.

Em Santana do Riacho, também na Região Metropolitana, um homem saiu com um grupo no dia do feriado e sumiu. Conforme a corporação, os amigos da vítima caminhavam no local e registravam algumas fotos, quando ela ficou para trás, entrou na água e se afogou. O corpo só foi achado nesta segunda-feira (2).

Já na Lagoa da Pampulha, na capital mineira, o Corpo de Bombeiros foi chamado por volta das 5h, no Ano Novo, para resgatar um homem de 29 anos que, de acordo com relatos da solicitante, desapareceu após discutir com a mulher e entrar na lagoa. Ele foi encontrado também na segunda-feira (2).

Uma vítima masculina também se afogou em um riacho de Conceição do Mato Dentro, durante o Réveillon. O homem, de 39 anos, foi achado inconsciente e, após procedimentos de primeiros socorros, foi constatado o óbito pelo médico do município que compareceu ao local. 

Piscinas
As piscinas são grandes atrativos para crianças. Por isso, estes locais devem ser devidamente isolados com barreiras físicas como grades e muros, e guarnecidas com portões que se fecham automaticamente. Os ralos do sistema de bombeamento e filtragem devem ser seguros para evitar sucção de cabelos, por exemplo. Outra dica importante é não utilizar objetos de vidro nas imediações das piscinas.

Praias
É preciso ensinar as crianças o significado de toda a sinalização, como placas e bandeiras feitas pelo guarda-vidas ou bombeiro militar. Em locais desconhecidos, o ideal é consultar o guarda-vidas sobre o local, identificando assim as áreas mais seguras e adequadas para o banho.

Cachoeiras
Cachoeiras costumam ter muitas pedras soltas e a presença de limo (lodo), que deixa o lugar escorregadio e propício às quedas. Além disso, não é recomendado saltar em locais desconhecidos, pois, em caso de choque, há um grave risco de lesões na coluna vertebral, braços e pernas, que podem deixar sequelas gravíssimas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por