Melhorar a mobilidade urbana é um dos grandes desafios dos grandes centros para os próximos anos. O volume elevado de veículos contribui para as emissões de gazes tóxicos na atmosfera, amplifica a poluição sonora e consome horas dos cidadãos diariamente. Uma alternativa para mitigar o problema é a carona entre grupos de conhecidos do trabalho, faculdade, vizinhança que se organizam para tornar a viagem mais eficiente, mas na base do improviso. Diante deste cenário dois mineiros criaram o aplicativo onRide. Gratuito e disponível para Android, o programinha permite que amigos do Facebook combinem suas caronas com poucos toques.

De acordo com o diretor da aceleradora de startups Pillow, que participou do projeto, Pedro Almeida, o aplicativo foi pensado justamente para que pessoas que se conhecem possam oferecer o solicitar caronas de acordo com seu trajeto. “Os usuários marcam os trajetos e enviam sua intenção de oferecer ou pedir a carona, daí o aplicativo analisa localiza os indivíduos”.
A usabilidade do onRide é bastante simples. Basta digitar o endereço de destino e clicar na opção de pedir o oferecer a carona e deixar que o sistema faça o resto.

De acordo com os sócios fundadores da OnRide, Alexandre Strehle e João Jácome, o aplicativo conta com um modo exclusivo para mulheres. Elas só ofertem ou recebam caronas de outras mulheres. “É um recurso de segurança e comodidade, pois algumas mulheres não se sentem a vontade com outros homens, mesmo que já se conheçam”, explica Strehle.

O onRide pode ser baixado na Google Play para qualquer smartphone Android com versões a partir da 4.1.