Por meio de uma parceria para combater incêndios florestais na região de Itabirito (Central), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está repassando ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) R$ 500 mil em equipamentos. A solenidade que efetivou a ação ocorreu esta semana no Batalhão de Operações Aéreas (BOA).

Na primeira etapa, foram entregues uma viatura Autobomba Salvamento para a Companhia de Bombeiros em Ouro Preto (Central), que atende diretamente a região de Itabirito, e um kit de resgate aéreo, que é um dispositivo utilizado em helicópteros para transporte de pessoas e equipamentos. Também foram repassados capacetes, luvas, óculos e mochilas de hidratação ao Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), cuja base fica no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na região metropolitana da capital.

Serão beneficiados diretamente os municípios de Itabirito, Moeda, Mariana, Nova Lima, Ouro Preto, Santa Bárbara e Rio Acima e, indiretamente, a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de Brumadinho, totalizando 2,8 milhões de pessoas atendidas. Outros equipamentos serão entregues ao longo deste ano.

Os incêndios florestais colocam em risco a vida, o meio ambiente, a saúde pública e as atividades sociais e econômicas. Em 2016, foram registradas 12.1 mil ocorrências de incêndios florestais em Minas Gerais, segundo o CBMMG.