Mirante: convite para contemplar os belos horizontes

Raquel Ramos - Do Hoje em Dia
16/11/2012 às 13:10.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:20
 (Renato Cobucci)

(Renato Cobucci)

Tranquilidade e a sensação de sobrevoar a cidade sem precisar tirar os pés do chão. Essa é a impressão que uma pessoa pode ter ao visitar os mirantes da capital mineira. Com uma vista privilegiada, os pontos altos de Belo Horizonte são opções de lazer para quem deseja passear no fim de semana, sem deixar a cidade.

Situado aos pés da Serra do Curral, só o bairro Mangabeiras, na zona Sul, abriga diversos locais de onde a paisagem pode ser contemplada. “Essa é uma região alta da capital, o que já proporciona mais oportunidades de vislumbrar o horizonte. E por estar cercada por montanhas e próxima à uma área de preservação ambiental, a vista é agradável e natural”, afirma a professora de Turismo na Estácio de Sá e mestre em lazer, Gabriela Baranowski.

POSSIBILIDADES

Entre as possibilidades do Mangabeiras está o mirante da Mata, localizado no ponto mais alto do parque que leva o mesmo nome. “Os visitantes vislumbram, no primeiro plano, o próprio parque. Mas ao fundo, é possível avistar a área urbana de Belo Horizonte”, afirma Neuma Horta, guia de turismo da Belotur.

Fora do parque, o mirante do Mangabeiras, localizado na Praça Doutor Efigênio Sales, é outra ponto que atrai a atenção de quem passeia pela cidade. Após ficar fechado por mais de sete meses para obras de revitalização, o espaço foi reaberto ao público há poucos dias.

Com as intervenções, mais do que uma vista panorâmica privilegiada de Belo Horizonte, o visitante encontra também toda uma infraestrutura para o passeio, como banheiros públicos, bebedouro, bancos, jardins e áreas verdes.

“Faz pouco tempo que o Parque da Serra do Curral foi aberto para visitação. Dentro dele, há dez mirantes de onde a cidade pode ser contemplada”, lembra Neuma. Para chegar até os pontos mais altos, no entanto, é necessário a presença de um guia. Para isso, é recomendado que as visitas sejam previamente agendadas.

Famoso ponto turístico da capital, na Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, também há um tradicional mirante da cidade. A paisagem privilegiada se deve pelo local estar a mais de mil metros de altitude.

ESQUECIMENTO

‘’Enquanto alguns pontos são populares entre os moradores de Belo Horizonte, outros mirantes que têm uma vista igualmente admirável continuam esquecidos pelo público. Um exemplo é o Parque Municipal Amilcar Vianna Martins, no bairro Cruzeiro.

http://177.71.188.173/clientes/hojeemdia/assinantes/index.php

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por