Moradores da PPL interditam Antônio Carlos durante protesto

Jefferson Delbem* - Do Hoje em Dia
04/07/2012 às 08:12.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:18
 (MAURICIO DE SOUZA)

(MAURICIO DE SOUZA)

Com o intuito de chamar a atenção da Prefeitura de Belo Horizonte e da sociedade, moradores da Pedreira Prado Lopes (PPL), na região Noroeste, interditaram a avenida Antônio Carlos, no sentido centro, nesta quarta-feira (4). O motivo é a demora na entrega das obras do programa Vila Viva. Mais de cem pessoas participaram a ação.

No site oficial do programa, o texto de apresentação diz que o objetivo das obras é melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em situação de risco. No entanto, moradores da PPL afirmam que, no canteiro de obras, o esgoto corre a céu aberto e as calçadas construídas já foram danificadas. “Começaram a mexer aqui em 2007 e, em 2009, os problemas tiveram início. Já estamos lutando há três anos e nossa situação só piora. Somos obrigados a conviver com insetos e animais peçonhentos”, afirmou umas das líderes do movimento Valéria Borges.

Com cartazes e faixas, os manifestantes caminharam por parte da Pedreira. De acordo com um dos organizadores do movimento e morador do bairro, Valdenir Máximo, o local está abandonado pelos governantes. "Estamos indignados com a prefeitura, várias casas estão em ruínas, entulhos são encontrados pelas ruas, há esgoto a céu aberto", disse.

Valdenir ainda enfatizou que a insegurança na região tem aumentado, pois, "marginas e usuários de drogas" estariam se apropriando de imóveis abandonados. Ele disse também que a prefeitura teria investido mais de R$ 40 milhões na construção da "Vila Viva", mas que "nada melhorou a vida da população".

 
População reclama de entulhos encontrados pelas ruas e esgoto a céu aberto (Foto: Moradores PPL/Divulgação)

 

Em nota, a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) alegou que o atraso nas se deve à desistência da empreiteira responsável, que irá concluir apenas as unidades habitacionais que começou a construir. Em razão, informou a Urbel, será aberta uma nova licitação para contratar outra empresa para finalizar as intervenções e melhorar as ruas e becos.

Sobre os entulhos, a Urbel acrescentou que tem feito a limpeza e a retirada em vários pontos da vila. Segundo a Polícia Militar, que acompanhou o protesto, os moradores agiram de forma pacífica. A BHTrans informou que houve congestionamento no trecho da Antônio Carlos entre as ruas Formiga e dos Operários.

*Com Pedro Rotterdan

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por