Moradores do bairro Parque São João, em Contagem, ocupam as duas faixas da Via Expressa, na altura do número 3.300, próximo ao bairro Cincão, no final da tarde desta sexta-feira (25). O trânsito está parado na região.

Os manifestantes protestam contra a falta de água no bairro, justamente em um dos períodos mais quentes do ano. Eles alegam que estão sem água há cerca de uma semana.

Trânsito lento

A BHTrans informa, por meio do Twitter, que, por causa da ocupação, o trânsito está lento em vários pontos próximos à região, como na avenida Amazonas, na altura do Anel Rodoviário, no sentido Contagem.

O engarrafamento continua até o Viaduto Oeste e na av. Cristiano Machado, onde há um veículo com problema mecânico. Há retenção também na av. Tereza Cristina, próximo ao Viaduto Itamar Franco, sentido bairro.

Por volta das 17h, os manifestantes atearam fogo em uma barricada de madeira e em pneus próximo ao bairro Conjunto Água Branca. Os Bombeiros foram chamados para debelar o fogo, mas a duas faixas da Via Expressa ainda continuam interditadas.

Por que faltou água?

Em nota, a Copasa informa que a falta de água no bairro Parque São João foi provocada pela manutenção em uma rede que abastece a região. Por causa disso, a falta de água começou nessa quarta-feira (23).

Devido à complexidade dos serviços, acrescenta a nota, a manutenção se estendeu até o final da tarde desta sexta-feira (25).

A previsão da Companhia de Saneamento é que no decorrer da madrugada deste sábado (26) o abastecimento volte a ser normalizado, mas gradativamente.