Cerca de um mês após o início da atuação dos seguranças nas estações do Move de Belo Horizonte, o sistema registrou o primeiro caso de vandalismo nas plataformas de embarque e desembarque. No início da madrugada desta segunda-feira (13), um homem danificou um monitor da estação Monte Carmelo, na avenida Pedro I, região da Pampulha.
 
Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de BH (SetraBH), que cedeu as imagens captadas pelas câmeras de segurança da estação, um passageiro entrou na plataforma por volta das meia-noite e meia, sendo que o embarque no local é feito no máximo até as 23h30. Após esse horário, é feito apenas desembarque no lugar.
 
A imagem mostra o passageiro falando alguma coisa com outra pessoa na estação, possivelmente o segurança da estação, e depois atirando um objeto no monitor da estação. O equipamento ficou danificado. Conforme o Setra, o homem fugiu em seguida, antes da chegada da Polícia Militar no local. Um boletim de ocorrência foi registrado em função do crime.
 
Com este aparelho quebrado, agora são nove monitores fora de operação nas estações do Move, todos eles em plataformas das avenidas Pedro I e Vilarinho. O Setra informou que aguarda a chegada dos equipamentos para fazer a substituição.
 
Este foi o primeiro caso de vandalismo desde o início do trabalho dos guardas nas estações do sistema de transporte público de BH, em 11 de junho deste ano. Antes disso, eram constantes os casos de roubos, agressões e vandalismo nas plataformas.
 
Confira o vídeo do ato de vandalismo nesta madrugada: