Movimento tarifa zero protesta e distribui bilhetes de graça do metrô

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
10/05/2018 às 15:52.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:46
 (Reprodução vídeo Tarifa Zero)

(Reprodução vídeo Tarifa Zero)

O Movimento Tarifa Zero distribuiu bilhetes de graça do metrô de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (10), na escadaria da Estação Central, no Centro da capital. O ato foi um protesto contra o aumento das passagens, que sobem de R$1,80 para R$3,40 a partir desta sexta (11).

Segundo os organizadores, foram distruidas 60 passagens. Mas, para ter direito ao bilhete, a pessoa era convidada a estourar um balão, que tinha o rosto do presidente Michel Temer. "O ato é pra lembrar que o aumento é abusivo e arbitrário", informou o movimento. 

No início da semana, a CBTU justificou o aumento de mais de 88% das passagens do metrô. Segundo o órgão, a intenção é diminuir a dependência do Governo Federal para melhorar o serviço. Em BH, de acordo com a CBTU, essa dependência é de 88% e, com aumento da passagem, cairia para 40%. Além de Belo Horizonte, as passagens sobem também em Recife, João Pessoa, Natal e Maceió.

Ainda segundo a CBTU, "em João Pessoa, Maceió e Natal as tarifas estão congeladas há 15 anos; em Belo Horizonte há 12 anos; e em Recife há seis. Com isso, a receita obtida pelo serviço de transporte metroferroviário não evoluiu de forma compatível com o aumento de seus custos, sendo necessária aplicação do presente reequilíbrio financeiro". 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por