MP manda analisar água do Saae em Governador Valadares

Ana Lucia Goncalves - Hoje em Dia
16/11/2015 às 12:23.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:30
 (LEONARDO MORAIS/HOJE EM DIA)

(LEONARDO MORAIS/HOJE EM DIA)

A agua voltou a ser captada no rio Doce e distribuida para a populaão de Governador Valadares, no Leste do Estado, mas os valadarenses temem consumi-la. Com o alarde, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entrou no caso e anunciou que mandará analisar a água.

Por meio de nota, o MPMG informou que, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está trabalhando para viabilizar novas análises em laboratório que obedeça às exigências técnicas e legais envolvidas na quantificação de elementos tóxicos em água e que disponha de autoridade para emissão de laudo, conforme as certificações oficias.

Os resultados serão divulgados com a “máxima urgência e segurança”, promete o MPMG. O anuncio de que a água captada no rio Doce poderia ser tratada foi dada pelo governador Fernando Pimentel e pela prefeita Elisa Costa, ambos do PT, na tarde de sabado (14). Segundo ele, analises feitas pela Copasa atestam que a agua nao possui metais pesados.

O tratamento que o Saae esta fazendo é à base de um coagulante natural produzido no Sul do país, líquido é que acelera a separação entre água e sedimentos, chamado de Polímero de Acácia Negra. "A água do rio entra na calha baixa ou nas bombas, ganha o tanque de captação de água bruta e depois sobe e entra nos tanques de tratamento, onde recebe o coagulante para decantar todo o barro. Depois disso, o barro é expulso e a água segue para tratamento”, explicou o diretor do Saae Omir Quintino, garantindo que a água distribuída com 100% de qualidade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por