Um grupo de mães fez um “mamaço” no shopping Del Rey, na região Noroeste de Belo Horizonte, na tarde deste sábado (12). Na sexta, dois seguranças do mall teriam proibido uma mãe de amamentar o filho no local, fato que motivou o protesto. A manifestação reuniu cerca de 20 pessoas.

Pelo Facebook, a organizadora do “mamaço” e coordenadora do grupo Gestar, Gabrielle Faria, explicou a mãe tentou fazer uma reclamação no Serviço de Atendimento ao Cliente do Del Rey, porém, a atendente afirmou que a medida adotada pelo segurança era o posicionamento oficial do shopping.

O “mamaço” foi filmado por ela e postado nas redes sociais. “O mais incrível é que agora não tem segurança mais. Mas estamos aqui registrando o ato em protesto. Por diversas vezes, eles coagiram mulheres que estavam amamentando no corredor. Nós vamos ficar aqui e vamos ver se aparece alguém do shopping. Eles já ligaram para a mãe que foi coagida ontem. Ela não foi coagida apenas por um segurança, foi por dois e pelo pessoal do SAC. Nós vamos tomar todas as medidas possíveis para cessar esse tipo de comportamento que o Del Rey tem”, rechaça Gabrielle em um vídeo no Facebook (veja abaixo).

Legislação
A amamentação em estabelecimentos comerciais e instalações públicas é garantida pela Lei Municipal 10.940/16 e pela Lei Estadual 22.439/16. Quem proibir ou constranger mães nessa situação está sujeito a multas e penalidades legais.

De acordo com Gabrielle, essa não foi a primeira vez que o mall proibiu a amamentação no local. “Uma amiga estava amamentando quando o segurança pediu que ela alimentasse o filho no Espaço Família. Ela se recusou e ele a pegou pelo braço”, criticou.

Del Rey
Por nota, o shopping afirmou que vai apurar o caso. “O Shopping Del Rey lamenta profundamente o constrangimento vivido pela mãe e informa que a postura do profissional em questão vai contra à orientação de sua equipe. O mall reitera que tomará as medidas cabíveis e já reforçou a comunicação dessas diretrizes com seus funcionários. O Shopping Del Rey esclarece que a amamentação é livre em todas as suas dependências. O empreendimento reitera que os colaboradores são orientados a respeito dessa diretriz por meio de  treinamentos realizados com as equipes regularmente”.

A assessoria de imprensa do mall informou que a reclamação da mãe que teria sido constrangida não foi formalizada no SAC. Ainda segundo a assessoria, o Espaço Família é uma opção para mães que querem mais conforto na hora de amamentar. “Ele é indicado, até mesmo, para as mães que não se sentem confortáveis para amamentar em público. Mesmo antes da aplicação da lei, o shopping já defendia a amamentação, que é ato de amor, um ato bonito de se ver”, afirma.

Confira o vídeo do mamaço: