Museu guarda raridades que mostram a vida em BH no início do século 20

Pedro Rotterdan - Do Hoje em Dia
07/07/2012 às 08:12.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:23
 (Toninho Almada)

(Toninho Almada)

Julho já está aí e é hora de fazer a programação de férias para a meninada. Em algumas escolas o descanso já começou. Em outras, as atividades terminam na próxima sexta-feira. E quem vai ficar em Belo Horizonte tem excelentes opções de diversão nos museus da cidade. Oficinas e colônias estão entre as principais atividades.
 
O Circuito Cultural Praça da Liberdade promete diversas atrações para crianças e adolescentes. Os museus e espaços que integram o complexo prepararam uma programação especial para os estudantes, com oficinas, teatro, filmes e histórias, e também uma série de atividades para agradar os adultos, como sessões de observação do céu e palestras sobre literatura e fotografia.
 
O Espaço Tim do Conhecimento, por exemplo, atende a pais e filhos, que podem usufruir do Terraço Astronômico, um dos sete observatórios mais modernos do mundo. O local fica aberto todas as quintas-feiras. Mas, durante as férias, os visitantes poderão observar o universo também nos dias 18 e 25 de julho e 1º de agosto. As sessões acontecem das 19h às 21h, com entrada franca.

Outra opção do Espaço TIM UFMG é o Planetário, o único do gênero em Minas. Formado por equipamentos de última geração, o local funciona como um grande cinema.Mas se a criança prefere ficar longe do mundo da lua e manter os pés no chão, o Museu das Minas e do Metal pode ser a melhor opção. No dia 24, das 14h às 18h, acontecerá a Oficina de Fósseis, para crianças de 7 a 12 anos. No dia 27, das 14h às 18h, o tema tratado será o “Mundo
Mineral” e o foco serão as crianças de 4 a 6 anos.
 
Já o Museu de História Natural da UFMG prepara, pelo quarto ano, a Colônia de Férias do Inverno. Pais com crianças entre 5 e 10 anos têm, até o próximo dia 10, para fazer a inscrição.São diversas atividades recreativas e de entretenimento, com componentes artísticos e culturais e de divulgação científica, por meio de oficinas, jogos didáticos, visitas a exposições e caminhadas na mata. A inscrição pode ser feita pelo site http://www.mhnjb.ufmg.br
 
Para quem quer conhecer um pouco mais da história de Belo Horizonte, o Museu Histórico Abílio Barreto é o mais indicado. Os visitantes poderão ver móveis, eletrodomésticos, documentos entre outras raridades da época em que a capital era apenas um arraial. Entre as peças histórias estão antigos vagões dos bondes que cortavam as ruas da cidade. Todas as visitas são gratuitas.

Informações sobre as exposições


Circuito Cultural Praça da Liberdade
(31) 3272-9584
http://www.circuitoculturalliberdade.mg.gov.br/


Museu de História Natural UFMG
(31) 3461-4204
http://www.mhnjb.ufmg.br/


Museu Histórico Abílio Barreto
(31) 3342-1268
http://www.amigosdomhab.org.br/

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por