Museus da capital conquistam o público até a noite

Sara Lira - Hoje em Dia
19/07/2014 às 08:16.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:26
 (Samuel Costa)

(Samuel Costa)

Quem afirma não ter tempo de frequentar eventos artísticos durante o dia não teve desculpas nessa sexta-feira (18). A segunda edição do Noturno nos Museus de Belo Horizonte, ocorrida entre 19 horas e meia-noite, atraiu multidões, que se encantaram com as exposições, shows e uma extensa programação nos 32 museus e centros culturais que participaram do evento.

Foram muitos destaques na noite dessa sexta, como, por exemplo, no Museu de Arte da Pampulha (MAP), que repetiu a dose de 2013 e reviveu uma noite no cassino, com todos os funcionários vestidos a caráter. No local, houve também shows com Celinha Braga, interpretando Carmem Miranda, e a apresentação do espetáculo “Malabares de Luz”, da Trupe Gaia.

No Museu dos Brinquedos, a criançada se divertiu com a contação de histórias. Já na Casa Fiat de Cultura, as performances e exposições atraíram a atenção do público. Pontos tradicionais como o Museu Histórico Abílio Barreto, o Centro de Referência Audiovisual e a Casa Kubitschek foram alguns dos que abriram as portas para o “Noturno”.

Oportunidade

A Fundação Municipal de Cultura (FMC), é responsável pelo evento. Segundo a diretora de políticas museológicas da FMC, Luciana Seres, o objetivo do evento foi democratizar o acesso público a museus, pois grande parte da população de Belo Horizonte não conhece esses espaços na capital. “A proposta foi fortalecer esse circuito que já existe na cidade, mas ainda não é totalmente conhecido”, explicou.

As programações foram variadas e destinadas a todos os tipos de público. Além de exposições e shows, oficinas e intervenções fizeram parte das atrações. Nas atividades oferecidas pela FMC, o acesso era gratuito.

Para Luciana Seres, as pessoas estão ávidas por uma programação cultural diversificada, como a oferecida nessa sexta-feira pelo evento. “Museus e centros culturais são lugares de conhecimento, mas é preciso um trabalho para facilitar esse acesso”, pontuou.

Segundo ela, a próxima edição do “Noturno nos Museus” ocorrerá no ano que vem, em data a ser definida. Ela anunciou ainda que, em breve, o evento vai entrar no calendário oficial de Belo Horizonte.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por