Museus preparam semana especial com 2.400 eventos. Veja a programação em Minas

Viviane Moreno - Do Hoje em Dia
23/09/2012 às 08:33.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:30
 (Marcelo Prates)

(Marcelo Prates)

A primavera começou no sábado (22), mas o que vai chamar atenção na Praça da Liberdade são flores de papel. Pessoas de todas as idades estão convidadas a participar de uma oficina gratuita de origami, que acontece das 10 às 15h, no Memorial Minas Gerais - Vale. As flores confeccionadas lá vão decorar os jardins da Praça Carlos Drummond de Andrade, entre o Memorial e o Museu das Minas e do Metal – EBX. A intervenção do projeto "Mil Flores" abre em Belo Horizonte a sexta edição da Primavera dos Museus.

Com o tema "A Função Social dos Museus", o evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) programa debates, oficinas, exposições, visitas guiadas, palestras, sessões de cinema e apresentações musicais gratuitas, de 24 a 30 de setembro, em cerca de 800 museus de 364 municípios. Estão previstos mais de 2.400 eventos em todos os estados brasileiros e, pela primeira vez, em uma instituição de outro país: o Museo Etnolóxico, de Ribadavia, na Espanha.

O tema deste ano homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, quando os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades, e não mais como locais distantes da população e das questões atuais.

"Cada equipamento cultural tem sua programação própria, com exposições, debates, lançamentos de livros, feira de artesanato, mas existe uma preocupação dos espaços em oferecer algo novo, diferenciado, dentro dessa reflexão do tema proposto. Existe uma proposta coletiva, que começa com a oficina de origamis de flores dentro do Memorial", diz a coordenadora do Educativo do Circuito Praça da Liberdade, Mabel Faleiro. Para ela, além de atrair público, a semana de atividades cria uma reflexão necessária sobre o museu como um espaço de aprendizado e emoção. "O museu deixa de ser espaço da elite, espaço dos bocejos, espaço distanciado e passa a ser um espaço de significado, de construção de conhecimento, de aprendizado, que tem reflexo na minha vida".

Haverá ações educativas e intervenções urbanas na própria praça. Sábado (29), por exemplo, terá um passeio ciclístico que passará pelos museus do Circuito, seguirá para o Museu Abílio Barreto e retornará para a Praça da Liberdade. A concentração será às 13h no Museu Mineiro.

MAO

O Museu de Artes e Ofícios (MAO) programou uma "Visita Vendada", que convida à exploração do acervo pelo tato, olfato, paladar e audição. Limitadas a 15 pessoas por vez, as visitas acontecerão de quarta (26) a sexta (28), sempre às 13h. Inscrições pelo telefone 3248-8621. Na quinta (27), às 19h30, ocorre a edição especial do projeto "Ampliando Horizontes", com a professora Viviane Panelli Sarraf, especialista em acessibilidade cultural para debate do tema "Caminhos Inclusivos: Comunicação Sensorial para Pessoas com Deficiência Visual em Espaços Culturais". Toda a programação é gratuita.

MHAB

O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) inaugura, na quarta-feira (26), a exposição "Cultura Alimentar Mineira", com um acervo que retrata a riqueza da cultura alimentar de Minas. Na sexta-feira (28), às 16h, ele promove uma roda de conversas que irá debater com funcionários e colaboradores o tema da Primavera de Museus, no contexto do MHAB. Encerrando sua participação no evento, o MHAB recebe o grupo Flor de Abacate, domingo (30), às 11h30. No repertório, composições próprias e arranjos inusitados de autores consagrados, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Astor Piazzolla, Anacleto de Medeiros, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e Tom Jobim.

MAP

O Museu de Arte da Pampulha (MAP) recebe, segunda (24) e terça (25), o IV Seminário da Rede Informal de Museus e Centros de Culturais de Belo Horizonte e Região Metropolitana (RIMC). O evento tem como tema norteador "Ações Educativas em Debate: aprendizagens e avaliações" e conta com palestras, debates e grupos de trabalhos. As inscrições podem ser feitas pelo http://www.ufmg.br/rededemuseus/crch/seminario-rimc-2012. O investimento é de R$ 20 e R$ 10 (para estudantes).

Entre os convidados de destaque, estão o coordenador de ensino da Fundação Bienal de São Paulo, Carlos Barmak, com a palestra "Apreender Juntos"; a especialista em ações educativas, Luciana Conrado Martins, que discute a possibilidade de avaliação da aprendizagem nos museus e as perspectivas para a pesquisa nos espaços não formais de educação, e a museóloga do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP), Marília Xavier Cury, que aborda o tema "Educação em Museus: Perspectivas e Inquietações".

Na quinta (27), às 15h, o MAP promove encontro para troca de experiências que pretende discutir o papel da mediação para a compreensão da arte contemporânea, seguido de uma visita guiada à exposição "Outros Lugares", em cartaz no local. Na sexta (28), às 15h, o MAP promove debate sobre a função social do museu enquanto Patrimônio Cultural. Os interessados devem se inscrever pelo email map.educativo@pbh.gov.br.

CRAV

O Centro de Referência Audiovisual (CRAV) terá sessões gratuitas do filme "Experiência Cinematográfica" (BRA, José Américo Ribeiro, 1980), que faz uma bela homenagem ao fazer cinematográfico, de segunda (24) a sexta (28), às 11h e às 16h. A exposição "Olhar Inverso: equipamentos audiovisuais na memória do cinema", que oferece ao público a oportunidade de desvendar um pouco do universo desconhecido que existe por trás das câmeras e produções independentes, também poderá ser vista de segunda a sexta, das 9h às 17h. Entre os objetos em destaque, estão equipamentos tridimensionais relacionados à captura, edição e projeção fílmica, como câmeras, projetores e coladeiras fílmicas que fizeram parte da história audiovisual e ajudaram a registrar a memória de BH, de sua vida cultural, seus costumes, hábitos e habitantes.

Além disso, o CRAV promove uma oficina de conservação preventiva do patrimônio cultural audiovisual. O objetivo é introduzir o participante no universo de preservação de filmes em película, mostrando-lhes as características desse suporte e também os materiais e técnicas necessárias ao seu tratamento físico e conservação. A oficina acontece entre quarta (26) e sexta (28), com turmas pela manhã e à tarde. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3277-4869.

Outra atração do CRAV é a Mostra Cinematográfica "Cidadão Oculto: fazendo cinema nas ruas de BH", que acontece no auditório do Centro de Cultura Belo Horizonte, de segunda (24) a sexta-feira (28), sempre às 17h30. Serão exibidos os seis filmes realizados dentro da oficina Cinepop, uma parceria entre o CRAV e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social para a População de Rua Adulta. Ao final das sessões, será aberto espaço para comentários sobre as obras exibidas e o universo de temas que as envolvem.

MHNJB

Já o Centro de Referência em Cartografia Histórica (CRCH) realiza oficinas sobre cartografia histórica, sábado (29), das 9 às 12h, no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG. Serão disponibilizadas 40 vagas destinadas a professores do ensino fundamental e médio, além de estudantes de geografia e história. Inscrições pelo 3461-4204 ou agendamentocenex@mhnjb.ufmg.br. Durante uma caminhada pelas trilhas do MHNJB, que possui grande diversidade de vegetação típica de mata atlântica, os participantes vão desenvolver um mapa do percurso com base em alguns elementos marcantes encontrados durante o passeio. Posteriormente, serão discutidos aspectos típicos de mapas, como escala, orientação, legenda e pontos de referência. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o acervo cartográfico e iconográfico do CRCH, no qual se encontram materiais referentes a Minas Gerais entre 1700 e 1900.

Ouro Preto

Em Ouro Preto, o Museu do Oratório oferece a oficina "A Caixa do Tempo", segunda (24), das 13 às 17h. Participam dessa atividade alunos de escolas públicas da cidade. A proposta é que a caixa do tempo seja construída através das relações com a memória, a história e a identidade do participante. Como nos oratórios, nos objetos produzidos pelos oficineiros serão guardados as lembranças e os desejos de cada um, instigando a percepção sobre a importância das variadas formas de leitura do mundo, além de permitir fazer uma análise entre o passado e o presente. O Museu do Oratório funciona diariamente, das 9h30 às 17h30.

O Museu da Inconfidência programa duas mostras de trabalhos de ações educativas e oficinas voltadas ao público infanto-juvenil. "Imagens e Histórias: o tempo não para..." exibirá aquarelas do artista Gélcio Fortes, feitas para ilustrar o livro "Os Olhos do Marét", de Elizabeth Salgado, a partir de segunda (24), na Casa do Pilar/Anexo III. Já "O Click do Girassol", que abre para visitação terça-feira (25) no pátio interno, apresentará trabalhos fotográficos da oficina ministrada pelo fotógrafo Lucas de Godoy, um dos idealizadores de Fotógrafos em Ouro Preto, ocorrida em agosto. A mostra poderá ser visitada até domingo (30), das 12 às 18h.

Na Casa do Pilar, serão evidenciados aspectos do projeto de educação patrimonial desenvolvido entre os anos 1980 e 2010 e apresentadas as diretrizes do setor. A mostra pretende colocar em discussão memória, patrimônio, preservação, temporalidade e identidade, por meio de atividades lúdicas desenvolvidas nas oficinas. Entre os destaques, estão a montagem artesanal de livro com intervenções feitas pelos participantes e jogos de memória através de quebra-cabeças e baralho. Inscrições pelo telefone (31) 3551-1378 ou e-mail mdinc.educa@museus.gov.br.

- Centro de Cultura Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1.149, Centro)

- Centro de Referência Audiovisual (Av. Álvares Cabral, 560, Centro - 3277-4869)

- Circuito Cultural Praça da Liberdade: Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular - Cemig, Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Memorial Minas Gerais - Vale, Museu das Minas Gerais e do Metal, Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Museu Mineiro, Palácio da Liberdade, Museu do Automóvel, Inhotim Escola e Casa Fiat de Cultura (www.circuitoculturalliberdade.mg.gov.br)

- Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação, s/n, Centro, 3248-8600 - www.mao.org.br)

- Museu de Arte da Pampulha (Av Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha - 3277-7953)

- Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (Av. Gustavo da Silveira, 1035, Santa Inês - www.ufmg.br/rededemuseus/crch)

- Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim - 3277-8345)

- Museu da Inconfidência (Praça Tiradentes, 139, Centro de Ouro Preto - 3551-1121/5233 - www.museudainconfidencia.gov.br)

- Museu do Oratório (Adro da Igreja do Carmo, 28, Centro de Ouro Preto - 3551-5369 e www.museudooratorio.org.br)

A programação completa da Primavera dos Museus está no www.museus.gov.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por