Não basta só vacinar: medidas simples podem ajudar a barrar a gripe

Mariana Durães
mduraes@hojeemdia.com.br
25/05/2018 às 16:55.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:16

O nome pode até soar estranho, mas dá o recado direitinho: colocar em prática a “etiqueta respiratória” é essencial para barrar a disseminação do vírus da gripe. Na lista de hábitos imprescindíveis à saúde estão lavar as mãos frequentemente e evitar ambientes fechados. Medidas simples, capazes de proteger as pessoas que não se vacinaram contra a doença.

A enfermidade pode ser transmitida por via respiratória, geralmente pela inalação de partículas da secreção infectada. “Por causa do frio, a tendência é ficarmos com janelas e portas fechadas. Porém, quando alguém tosse, as gotículas com o vírus se espalham. Por isso, o melhor é facilitar a circulação do ar e deixar o ambiente mais arejado”, explica Jandira Campos Lemos, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), regional Minas Gerais.

Além disso, o médico José Geraldo Leite Ribeiro alerta aos pais para não deixar os filhos irem para a escola doentes. Os adultos também devem se afastar do trabalho. Esse comportamento evita a propagação da gripe.

A campanha nacional de vacinação contra a doença foca um grupo prioritário, no qual estão incluídos, dentre outros, gestantes e idosos. Para esse público, a proteção é disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde.

Quem não está incluído pode ser imunizado em clínicas particulares, pagando cerca de R$ 100 pela dose. Mesmo assim, vários cuidados básicos são aconselhados. Confira os principais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por