Número de mortes por gripe em Minas em 2016 já é maior que em ano de surto da doença

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
27/09/2016 às 17:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:00
 (Arquivo)

(Arquivo)

Minas registrou neste ano o maior número de casos de morte pela Síndrome Respiratória Aguda, causado pelo vírus Influenza.Foram 227 óbitos em 2016, entre os meses de janeiro a agosto. Em 2009, ano de maior surto da doença, o vírus Influenza causou a morte de 214 pessoas.

Em 2016 foram confirmados 647 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, causados pelo vírus Influenza. Destes casos, 227 evoluíram para óbito, sendo que 153 foram por influenza A (H1N1) pdm09, 67 por Influenza A não subtipado, 4 por influenza B e 3 óbitos não classificados (nestes óbitos não foi possível realizar o exame laboratorial, mas houve vínculo epidemiológico com pessoas que tiveram Influenza).

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 2016, o vírus influenza começou a circular antecipadamente, situação denominada por sazonalidade atípica, porém não se pode inferir que tal fator foi determinante para o aumento no número de óbitos.

"Acredita-se que a circulação mais precoce do vírus possa de fato, estar relacionada à forte temporada de influenza, ocorrida no hemisfério Norte, neste último inverno. Porém, uma explicação mais factível, ainda não foi determinada, haja vista que o comportamento ocorrido nesse período, poderá ser melhor descirto no próximo ano", informou a SES. No entanto, ressalta o órgão, sabe-se que há muito tempo o vírus influenza sempre surpreende, dada sua capacidade de variabilidade genética.

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

Em sua grande maioria, os casos de gripe são leves e se resolvem espontaneamente sem sequelas ou complicações. Entretanto, nos grupos mais vulneráveis, o caso pode se complicar e gerar outras doenças graves. Em 2016, foram notificados 4.449 casos de SRAG. Desse total, foram 403 casos por influenza A (H1N1), 214 por Influenza A não subtipado, 26 por Influenza B e 4 por Influenza que em não foi possível classificar o subtipo do vírus. 

Prevenção

A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza e acomete as vias respiratórias. Entre os sintomas, é comum o aparecimento de espirro, coriza, tosse, febre alta, dor de cabeça e prostração. A transmissão da gripe ocorre, geralmente, por secreção e pela inalação de partículas de saliva infectada em suspensão no ar. Por isso, para se prevenir contra a gripe, é muito importante mudar alguns hábitos como, por exemplo, lavar a mão com mais frequência e levar o antebraço à boca ao espirrar ou tossir.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por