Noite intensa em Ribeirão das Neves tem tiroteio, morte e ônibus incendiado

Cristina Barroca - Hoje em Dia
06/05/2015 às 09:35.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:54
 (SETRA/Divulgação)

(SETRA/Divulgação)

A noite dessa terça-feira (5) foi turbulenta e marcada por episódios de criminalidade e violência no bairro Santa Fé, em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Pouco tempo depois da Polícia Militar (PM) trocar tiros com bandidos e matar um traficante na região, cerca de 100 pessoas encapuzadas e fortemente armada, renderam um ônibus e incediaram o veículo em via pública. Nove suspeitos foram presos.

A PM recebeu uma denúncia de que havia indivíduos armados circulando pelo bairro fazendo ameaças e intimidando moradores. Os militares foram até o local e, ao entrar em um beco na avenida Itaú, encontrou três homens armados e ordenou que eles largassem as armas e se entregassem.

No entanto, um dos bandidos teria feito um movimento brusco apontando a arma em direção aos policias, foi quando um dos militares reagiu com dois disparos. O suspeito, posteriormente identificado como Alexandre Sousa Araújo, 29 anos, foi atingido e caiu no chão. Ainda com a arma na mão, ele continuou a atirar contra a PM, contando com a ajuda de um outro comparsa. Deu-se início a troca de tiros novamente, até que um dos bandidos deixou a arma cair. O terceiro, também atirou em fuga.

O suspeito que ficou sem munição e caído no chão, foi socorrido pelos militares para a Unidade de Pronto-Atendimento de Justinópolis. Ele chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Foram apreendidos um rervólver calibre .38, com seis munições e uma pistolas 9 milímetros com numeração raspada e com carregador alongado com 22 munições (esse tipo de carregador aumenta o potencial de fogo da arma, sendo possível abastecer a arma com maior número de munições).

Contra Alexandre a PM encontrou sete Boletins de Ocorrência (B.O.), entre eles, de consumo de drogas, furto de veículos e posse ilegal de arma de fogo. Enquanto era registrada a ocorrência, moradores do bairro iniciaram um tumulto e foi constatado ainda vários disparos, com intuito de demonstrar poder de fogo.

Ônibus incendiado

Ainda na noite dessa terça-feira, no bairro Ssanta Fé, em Ribeirão das Neves, nove pessoas foram detidas suspeitas de participar de um incêndio a ônibus. De acordo com o motorista do coletivo, cerca de cem pessoas encapuzadas e armadas, renderam o ônibus da linha 3302 (Braunas), e ameaçaram o condutor, trocador e passageiros. Todos eles desceram às pressas do veículo. Um dos suspeitos entrou no ônibus, manobrou-o, colocando o veículo atravessado na avenida Itaú, fazendo uma espécie de barricada. Em seguida, os bandidos colocaram fogo no coletivo.

Vandalismo

Segundo ao Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), oito ônibus foram incendiados em BH só neste ano. O número já se iguala ao total registrado no ano passado. Em nota, o sindicato lembrou que "todo ônibus incendiado deve ser substituído e que a substituição demanda tempo para que se faça a cotação de preços no mercado e a aquisição de veículo novo".

De acordo com o Setra, o ônibus foi abordado pelos suspeitos enquando seguia em trânsito para a garagem.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por