Nova sede da rádio Inconfidência, em BH, representa divisor de águas para a emissora

Hoje em Dia
horizontes@hojeemdia.com.br
13/06/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:03
 (Carlos Alberto/Imprensa MG)

(Carlos Alberto/Imprensa MG)

A rádio Inconfidência, emissora com 80 anos de história em Minas, passa a fazer parte do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, no Barro Preto, em Belo Horizonte. As novas instalações foram inauguradas ontem.

Na ocasião, Fernando Pimentel participou do programa “Casa Aberta”, apresentado ao vivo pelo diretor artístico da Inconfidência, Elias Santos.

“A cultura é fundamental na formação da nossa identidade enquanto nação, povo. O Brasil é um país que tem raízes culturais e tradições muito fortes e amplas. Em Minas Gerais, que é uma síntese do Brasil, temos feito um esforço grande de interiorização do apoio cultural. A Rádio Inconfidência tem um papel fundamental neste processo. Acho que estamos no caminho certo”, destacou o governador.

Pimentel foi convidado a participar de três quadros do programa. No bloco “Ao Mestre com Carinho”, lembrou de um professor querido, Francisco Iglésias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

O Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, localizado no Barro Preto, em Belo Horizonte, foi construído em parceria com a Codemig

Já no quadro “Sequência do Ouvinte”, pediu as músicas “Timoneiro”, de Paulinho da Viola, e “Doce de Coco”, de Jacob do Bandolim. Ao indicar um livro, sugeriu o romance “Machado”, de Silviano Santiago. 

Antes de participar ao vivo do “Casa Aberta”, Pimentel descerrou a placa que marcou a transmissão inaugural da rádio, a partir desta sede,  e conheceu as novas instalações da emissora.

Ainda na nova sede da Inconfidência, o governador recebeu uma carta com sugestões e demandas para a área de política pública de comunicação assinada pelos Sindicatos dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e dos Trabalhadores do Serviço Público de Minas Gerais, pela Associação dos Servidores Profissionais da Rede Minas e pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. 

Infraestrutura

Para o presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Flávio Henrique, a inauguração do novo prédio é um “marco na comunicação pública de Minas Gerais”. 

“Isso prova que o governo está investindo na infraestrutura e na possibilidade de um crescimento da rádio e da TV pública. Estamos com o que existe de melhor em sistema digital. É um divisor de águas porque vamos ter boas condições de trabalho e condições técnicas”, disse.

O presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, defendeu os investimentos da empresa na realização de obras no Centro de Cultura.  “A obra tem um significado especial na história da Inconfidência e da TV Minas. Nós também estamos contribuindo para esta história, ao alcançar maior número de ouvintes”, completou. Carlos Alberto/Imprensa MG / N/A

Fernando Pimentel no "Casa Aberta"

Política cultural

Durante a inauguração do espaço, o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, destacou a descentralização das ações e dos investimentos na área em toda Minas Gerais. 

“Adotamos a prática de editais para que os recursos do Fundo Estadual de Cultura possam chegar ao interior. Havia, antes, uma concentração muito grande desses recursos, quase em 80%, em BH. Agora, com essa caracterização da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, 45% serão destinados ao interior”, explicou. 

Brasileiríssima

A Rádio Inconfidência é uma empresa pública estadual que oferece música, literatura, jornalismo, esporte, cinema e cultura aos ouvintes. Opera na FM 100,9, também conhecida como “Brasileiríssima”, e na AM 880, “O Gigante do Ar”. Na internet, também oferece a programação completa.

Público diverso

Em 2016, quando completou 80 anos de história, a rádio Inconfidência ganhou dois presentes: uma nova programação para a FM, mais diversificada, com 21 novos programas que envolvem personagens da vida cultural de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Entrevistas, programas especiais para os diversos públicos e um serviço de informação de excelência. 

Integração

Essa nova fase reafirma a vocação artística e cultural da rádio, com a característica de ser uma emissora dedicada à música brasileira. Além disso, a emissora começou a se preparar para o processo de integração com a Fundação TV Minas, que dará origem à Empresa Mineira de Comunicação, criada por meio da Lei nº 22.294, de 20 de setembro de 2016.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por