Duas novas tecnologias serão adotadas em Minas Gerais para coibir fraudes nas avaliações de carteira de habilitação. O Departamento Nacional de Trânsito (Detran) informou que implantará o monitoramento por vídeo e telemetria em todos os exames de direção para emissão de CNH no Estado. 

Câmeras de videomonitoramento serão utilizadas nos carros das autoescolas durante os exames práticos de direção. O sistema irá filmar as ações tanto do candidato a motorista quanto do examinador.

Além disso, um aplicativo conhecido como "espião" será instalado nos veículos para registrar e 'delatar' o que acontece no carro. A telemetria coletará dados como velocidade, percurso, frenagem. "A tecnologia visa garantir a qualidade, segurança, transparência e eficiência no processo de formação e aperfeiçoamento dos condutores no Estado de Minas Gerais", informou o departamento.

Os áudios, vídeos, fotos e sensores serão analisados pelo órgão antes da emissão da CNH. "Essa solução dotará o Detran de instrumentos, tecnologia e procedimentos que permitam melhor gerenciamento do processo de habilitação sob sua responsabilidade, sobretudo dos novos condutores", ressalta o diretor do Detran-MG, delegado-geral César Augusto Monteiro Alves Junior.

O anúncio oficial das novas tecnologias será feito na terça-feira (3), quando o órgão deve estipular a data para implantação do sistema.