A 1ª Região Integrada de Segurança Pública de Belo Horizonte ganha, a partir desta sexta-feira (2), um novo comandante. A cerimônia de passagem aconteceu no SESC Palladium, na região Central de BH. Deixa o cargo o coronel Winston Coelho Costa para que assuma o coronel Anderson de Oliveira. O militar, que agora se aposenta, atuou por 30 anos na instituição e participou ativamente da redução criminal da cidade. 

O novo comandante vem da Escola de Formação de Oficiais (EFO) e assume com o objetivo de inovar os processos estratégicos da região que conta com 4.900 policiais. 

De acordo com a Polícia Militar, a troca de comando é um ato corriqueiro e contribui para a reformulação das formas de atuar na segurança. O comando rege 10 batalhões da corporação e atende cerca de 500 bairros e vilas da capital. Fazem parte também da região o Batalhão de Trânsito e a Companhia de Combate e Prevenção à Violência Doméstica. 

O novo comandante entrou para a polícia em 1993 e mesmo perto de completar a idade mínima para se aposentar decidiu aceitar o desafio. “Estou imerso no comando de policiamento há quase um mês e recebo com muita alegria esta nova oportunidade”, conta o novo gestor. 

Oliveira assume já com um grande desafio: a segurança de foliões durante o carnaval de BH. Quase 8 mil homens devem trabalhar na folia. 

O comandante geral da PM em BH, Helbert Figueiró de Lourdes, falou da importância da troca de comando durante a cerimônia de passagem. Sobre o novo gestor, ele falou: “O coronel Anderson é o mais moderno entre os militares da mesma patente. A expectativa é grande”, afirmou o gestor mor da corporação.