Novo viaduto na Lagoinha é liberado com expectativa de desafogar o trânsito na região

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
13/04/2018 às 11:55.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:19
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

As obras de mobilidade no Complexo da Lagoinha, em Belo Horizonte, foram concluídas e o trânsito na nova alça do viaduto Leste foi liberado para os motoristas nesta sexta-feira (13). O elevado liga os corredores de ônibus das avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos com o hipercentro da cidade.

Com a nova alça, a BHTrans acredita que os ônibus e os carros vão chegar mais rapidamente ao Centro, já que há uma faixa exclusiva para os coletivos e outra para os demais veículos. 

O primeiro quarteirão da rua São Paulo, entre a avenida Oiapoque e a avenida do Contorno, será exclusivo para ônibus e para os carros que seguem para os imóveis da Praça Engenheiro José Nogueira de Sá.

Os coletivos que forem acessar a rua São Paulo e a rua Rio de Janeiro agora devem manter-se na faixa à direita da nova alça. Quem for seguir na avenida do Contorno deverá manter-se na faixa à esquerda.

Agentes da autarquia estão no trecho para monitorar o tráfego e orientar os motoristas sobre as intervenções e os novos acessos. Placas de sinalização e faixas também foram instaladas para auxiliar os condutores.

Executados pela Prefeitura de BH, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), o projeto tem valor de investimento de aproximadamente R$ 61,6 milhões, com recursos do PAC Mobilidade. 

A obra

Os viadutos do Complexo da Lagoinha se dividem em dois, o que gerou duas intervenções simultâneas. 

A  primeira intervenção ocorre no viaduto que começa no apoio ao lado da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), próximo à rua Diamantina, passa sobre o Boulevard Arrudas e desce na avenida do Contorno, em frente ao Shopping Oiapoque, pouco antes da rua São Paulo. Este viaduto tem uma nova alça que liga a avenida Cristiano Machado ao Viaduto Leste. A segunda ocorre no viaduto que se inicia na Antônio Carlos, atravessa o Complexo da Lagoinha, passa sobre a linha do metrô, continua paralelamente ao Viaduto Leste e desce até a rua rio de Janeiro. 

Estas novas intervenções vão atender os acessos prioritários para o transporte coletivo ao hipercentro, envolvendo o Viaduto Leste, trechos das ruas Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, com reflexos na operação do sistema Move Central, formado pelas avenidas Santos Dumont, Amazonas e Paraná e segmentos da rua da Bahia.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por